Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

REDE MUNICIPAL

Alunos da Educação Infantil recebem kits de higiene bucal

10/03/2016 às 23:26

Imprimir

Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Pierina Santin Perret receberam nesta terça-feira (10) os kits de higiene bucal distribuídos pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçador, fazendo parte do programa Saúde na Escola que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião esteve presente o prefeito Beto Comazzetto, o odontólogo Regis Fabiano de Oliveira e a secretária de Saúde, Roselaine de Almeida Périco.

As equipes de Saúde estarão, no começo de cada semestre, indo até a escola fazendo a escovação junto das crianças e capacitação aos professores para que no decorrer do ano seja utilizado o material.

De acordo com o dentista Régis, a parceria entre Secretaria de Saúde e Secretaria da Educação resulta em melhorias para a vida das crianças. “É um trabalho muito gratificante, pois estamos investindo na prevenção da saúde bucal, um trabalho conjunto das secretarias, onde dentistas e professores estão empenhados no cuidado da saúde das crianças, ensinando eles a ter autonomia e o autocuidado”, comentou.

Para o prefeito de Caçador, é de suma importância a realização de trabalhos preventivos junto às crianças do município. “Ao invés de trabalharmos na parte curativa, procuramos trabalhar com a prevenção. Com isso temos a redução de problemas de saúde e não tenho duvida que estamos no caminho certo. Parabenizo a equipe da secretaria de Saúde, pois em diversas ações a prevenção tem sido a prioridade. A equipe da escola também está de parabéns por estar disposta a fazer este grande trabalho”, destacou.

Junto a este projeto e acompanhamento, as equipes de saúde bucal realizarão atividades educativas e exames bucais nos alunos. Aqueles em que forem encontrados problemas odontológicos serão encaminhados para as unidades de saúdes.

Importância do cuidado com os primeiros dentes:

A higiene bucal exige atenção adequada desde o nascimento do bebê. Quando a criança ainda não tem dente, é preciso limpar bem a boca e a gengiva para retirar resíduos de leite e do ácido natural produzido pelo organismo. Deve-se fazer isto com o auxílio de uma gaze umedecida em água.

Ao aparecerem os primeiros dentinhos, o procedimento precisa continuar, e desta vez, com mais atenção. Procure o dentista para que ele oriente a melhor forma de realizar a higiene bucal da criança. Cuidar dos dentes de leite é garantir a qualidade dos que nascerão quando esses caírem. Os primeiros dentes servem de referência para os permanentes. Ou seja, se estiverem cariados, tortos ou quebrados poderão comprometer a qualidade de seus sucessores. Outra função fundamental dos dentes de leite é estimular o crescimento adequado dos ossos da face, garantindo espaço suficiente para os da próxima fase. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR