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No sistema de acolhimento com avaliação de risco, paciente é atendido não por ordem de chegada, mas de acordo com o risco ou gravidade que ele apresenta ao dar entrada no Pronto Socorro
O Hospital Maicé adotou um sistema para melhorar a triagem de pacientes, através do Acolhimento com Avaliação de Risco. O objetivo é identificar a gravidade e o tempo de espera recomendado para cada atendimento, após triagem baseada nos sintomas que o paciente apresenta. Neste sistema, o paciente é atendido não por ordem de chegada, mas de acordo com o risco ou gravidade que ele apresenta ao dar entrada no Pronto Socorro.
O método é validado pelo Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é organizar o fluxo de pacientes, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.
Com a implantação do Acolhimento com Avaliação de Risco, os pacientes que chegam ao PS do hospital passam pelo enfermeiro. Este profissional irá classificar o paciente a partir das queixas, sinais, sintomas, sinais vitais, escala de dor entre outros. Depois desta classificação, a pessoa irá passar pelo atendimento médico. O tempo para atendimento de cada paciente modifica de acordo com a sua classificação. A pessoa receberá uma pulseira com a cor da sua classificação.
Classificação dos Atendimentos conforme as cores:
Vermelho: Emergência- atendimento imediato;
Amarelo: Urgência- paciente poderá aguardar até uma hora;
Verde: Pouco Urgente- podendo aguardar até duas horas;
Azul: Não Urgente- poderá aguardar até quatro horas.
Entenda
O protocolo de classificação de risco é uma ferramenta de inclusão, ou seja, não tem como objetivo reencaminhar ninguém sem atendimento, mas sim organizar e garantir o atendimento de todos. A classificação de risco é atividade realizada por profissional de enfermagem de nível superior, com capacitação específica para a atividade proposta. Muitos serviços de atendimento às urgências convivem com grandes filas onde as pessoas disputam o atendimento sem critério algum a não ser a hora da chegada. A não-distinção de riscos ou graus de sofrimento faz com que alguns casos se agravem na fila, pelo não-atendimento no tempo adequado.
10/02/2016 - 21:15 | Elisane
isso que se chama melhoras ao atendimento na saúde...
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