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INDICAÇÃO

Vereador quer mudanças na forma do atendimento das Unidades de Saúde

Ele sugere que 50% das fichas disponibilizadas nas unidades básicas sejam voltadas à demanda do dia e a outra metade para agendamentos, como é feito atualmente

08/07/2015 às 11:51

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Durante a sessão de segunda-feira (6), o vereador Valmor de Paula (PT) solicitou ao Executivo, através de indicação, que seja realizado um estudo de viabilidade para possível mudança na forma de atendimento dos pacientes nos postos de saúde de Caçador. O objetivo é que 50% das fichas disponibilizadas nas unidades básicas sejam voltadas à demanda do dia e a outra metade para agendamentos, como é feito atualmente.

Segundo o vereador, em muitos casos o paciente procura posto de saúde, faz o agendamento, mas acaba se deslocando ao Pronto Atendimento do Hospital Jonas Ramos. Como é medicado e a dor normalmente desaparece, acaba não indo ao posto para a consulta, tirando a vaga que poderia ser de outra pessoa.

“Infelizmente as pessoas ainda não se conscientizaram que no PA se resolve o problema da dor, mas é no posto de saúde que se descobre a causa do problema. Com isso, ao evitar a fila do atendimento nas unidades básicas se constrói outra fila de espera por vagas no mesmo local, e o problema não se resolve”, frisa.

“Sabemos que o cidadão não escolhe a hora para ficar doente, por isso, acredito que se houver 50% das fichas disponíveis nos postos para o atendimento imediato, irá agilizar as consultas e reduzir a demanda também no Pronto Atendimento”, disse.

Equipamento de som no PA

Valmor ainda apontou a necessidade da instalação de um equipamento de som no Pronto Atendimento do Jonas Ramos para que as atendentes façam a chamada dos pacientes na parte externa do balcão. “Para dar mais comodidade aos servidores públicos na hora de fazer o preenchimento de fichas e entrevistas com os pacientes, foi realizada uma divisória no local, no entanto, eles precisam ‘gritar’ o nome dos pacientes que estão na parte externa ao chamá-los. Isso, além de prejudicar as cordas vocais dos servidores, torna a atitude deselegante. Acredito que um equipamento de som ajudaria”, completou.

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