Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CULTURA

Agricultores de Matos Costa são personagens de filme sobre o Contestado

27/03/2015 às 11:01

Imprimir

O cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe neste sábado, 28 de março, o lançamento do documentário Terra Cabocla, que aborda a resistência da cultura cabocla na região do Planalto Catarinense, 100 anos após a Guerra do Contestado.

Dirigido por Marcia Paraiso e Ralf Tambke, o filme de 82 minutos buscou registrar nas antigas comunidades chamadas “redutos santos”, a raiz cabocla que se mantém viva, a partir da força mobilizadora de lideranças locais. Algumas destas pessoas, como Ezanir Prates, agricultora do assentamento Contestado, em Fraiburgo, estarão presentes na estreia em Florianópolis. Através das orações e rituais de recomendações de almas e batizados, Ezanir preserva a tradição e demonstra a fé ainda existente em “São”João Maria, monge messiânico que na época reuniu a população empobrecida a resistir aos fazendeiros e às multinacionais que extraíam madeira, implantavam a estrada de ferro e projetos de colonização, expulsando o povo originário – os caboclos - da região.

Os caboclos, descendentes de índios, escravos, migrantes gaúchos e de países vizinhos que partiram à luta por terra, foram violentamente reprimidos pelas tropas do governo e das empresas. Um século depois, a região ainda amarga resquícios da guerra e tem o menor índice de desenvolvimento humano do estado, mas muitos descendentes dos caboclos reconquistaram seu direito à terra, através da reforma agrária. Além do assentamento Contestado, o documentário teve cenas gravadas no assentamento 13 de outubro, em Matos Costa, ambos criados em 1991 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Um pouco da cultura e da história do interior catarinense, que vão além das colônias europeias, estará retratada na tela e na presença dos descendentes do Contestado, neste sábado no CIC. Após o lançamento em Florianópolis, Terra Cabocla parte para as exibições itinerantes por toda a região do Planalto Catarinense, com ênfase nas comunidades que colaboraram e se envolveram na realização do documentário. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR