Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PREVENÇÃO

Entidades realizam Força Tarefa contra mosquito da dengue

26/03/2015 às 00:07

Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde de Caçador, por intermédio do setor de Vigilância Epidemiológica e parceiros, promove no próximo sábado (28), uma força tarefa contra a dengue. Para realizar o trabalho, o setor de saúde firmou parceria com as demais Secretarias Municipais, Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA), Corpo de Bombeiros Voluntários, Leo Clube, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Tiro de Guerra, Clube de Escoteiros e Rede Usifarma de Farmácias.

A ação vai começar às 13 horas em frente ao Posto de Saúde do Bairro Martello. No local, o grupo vai receber orientações e em seguida iniciar as visitas as casas nos bairros Morada do Sol, Bom Sucesso, Martello e loteamentos vizinhos. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Roselaine de Almeida Périco, a força tarefa consiste em orientar a população e verificar a possível existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

No total, cerca de 300 pessoas irão compor a equipe de trabalho que fará parte do mutirão. “Até o momento, Caçador possui seis focos confirmados de larvas do mosquito da dengue. Existem dois registros no bairro Bom Sucesso, dois no Martello, um no D.E.R. e um no centro. Estamos aguardando o resultado de mais exames”, explica a secretária Roselaine.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Glotilde Casaletti Sartori, o trabalho será intenso, pois consiste em visitar 73 quarteirões, somando 1600 famílias a serem visitadas. “Nosso pedido é que a população acolha essas pessoas que vão repassar as orientações e aproveitem para tirar suas dúvidas sobre o mosquito da dengue”, afirma.

A medida prevê uma busca detalhada em todas as casas, terrenos e estabelecimentos comerciais por novos focos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosangela Malat explica que o procedimento está sendo adotado visto o número de registro de larvas. “O trabalho tem um importante papel e precisamos erradicar o mosquito da dengue de Caçador para não registrarmos futuramente problemas com a doença”, solicita Rosangela.

Atualmente os agentes do município de Caçador realizam uma vez por semana o controle em 189 armadilhas instaladas em áreas comerciais e residenciais. Além disso, os profissionais entre 15 e 30 dias vistoriam outros 59 pontos estratégicos que são cemitérios, borracharias, ferros velhos e floriculturas. Até esses novos casos, Caçador havia registrado apenas um foco que foi em 2014. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (49) 3563 0736.

Para evitar possíveis focos do mosquito que transmite a dengue, as pessoas devem ficar atentas aos ambientes que possam atrair o mosquito, como caixas d´água, piscinas, vasos de flores, tonéis, pneus, lixo espalhado, vasilhas de animais, e outros pontos comuns nas residências. O inseto vive em média até 45 dias e desova de 300 a 600 ovos. A reprodução só acontece se o ovo entrar em contato com a água, portanto, um único ovo pode ficar vivo por até um ano sem entrar em contato com a água. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR