Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

INFRAESTRUTURA

Cobalchini apresenta projeto denominando elevados da SC 350

14/03/2015 às 00:21

Imprimir

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) protocola segunda-feira na Alesc projeto de lei denominando os dois elevados que estão sendo construídos em fase final na SC 350, na travessia de Caçador. O elevado localizado no trevo que da acesso a empresa Tedesco vai se chamar Primo Tedesco e o localizado em frente ao PET será denominado de Osvaldo Olsen. Os elevados e a recuperação da travessia de Caçador estão recebendo investimentos de R$ 30 milhões do Governo do Estado.

Para o deputado, essa é uma justa homenagem a dois grandes empreendedores que fizeram história não só no município de Caçador, mas em Santa Catarina e no Brasil. “Este é o maior investimento já feito pelo Governo do Estado em Caçador e é justo que homenageemos dois grandes empreendedores, cuja história orgulha não apenas seus descendentes, mas toda a nossa comunidade”, afirma Cobalchini.

PRIMO TEDESCO - Filho de André e Juliana Tedesco, nasceu em 1886 em Bento Gonçalves/RS. Casado com dona Henriqueta Farina teve um único filho, Normando Tedesco. É avô dos empresários Julio e Marcos Tedesco, que hoje dirigem os negócios da família. Chegou em Caçador em 1935 com a disposição de instalar uma pioneira fábrica de pasta mecânica. A construção de uma usina hidroelétrica, com a instalação de uma pequena turbina no Rio do Peixe, foi seu primeiro desafio e sua primeira realização.

Em 1937, já com luz e força para mover suas ideias e com um rudimentar maquinário, quase todo de madeira, começa a fabricar pasta mecânica e em 1939 já era registrada uma empresa com o seu nome, Primo Tedesco. A partir da década de cinquenta, enquanto as matas eram derrubadas, ele plantava pinheiros, tornando-se o pioneiro reflorestador da região. Pelo feito inovador, PRIMO TEDESCO recebeu do Governo Federal, o título de Comendador da Ordem da Árvore do Brasil.

OSVALDO OLSEN - nasceu no dia 04 de Setembro de 1918 em Três Barras/SC. Desde cedo mostrava vocação para mecânica, tanto que aos dez anos já fabricava carrinhos de rodas, com molas e eixos de ferro para venda. Em 1939 casou-se com Genoveva Mantcheski e tiveram sete filhos: Oneide, Oldemar, Marcos, Márcia, Suzely, Oswaldo Ernani e Carlos. Alguns meses após estourar a 2ª Guerra Mundial houve a escassez de gasolina e outros derivados de petróleo. Assim, Oswaldo desenvolve em 1939 o primeiro aparelho gerador de gás pobre denominado gasogênio. No ano seguinte, dedicou-se a montagem de um gasogênio de patente alemã, o Imbert.
Em 1943 mudou-se para Caçador instalando sua oficina. Da montagem dos gasogênios Imbert passa à fabricação de seus próprios gasôgenios “Gás Olsen”. Foram fabricados 118 equipamentos.

Em 1958, amplia suas atividades e projeta o Trator de Esteiras desenvolvendo-o pelo período de 4 anos. Em 1962 funda a Cia Olsen de Tratores Agro Industrial, destinada a fabricação do trator de esteira. Oswaldo morreu em 21 de Novembro de 1992. Até esta data ele presidiu a empresa fabricando equipamentos destinados ao mercado de colheita florestal. Hoje, o seu legado, a Cia Olsen de Tratores Agro Industrial, com mais de 50 anos, continua sendo dirigido pelos filhos Oneide Olsen e Oldemar Olsen. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR