Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

AGRICULTURA

Novas tecnologias incentivam produção da uva

14/01/2015 às 00:11

Imprimir

Com o objetivo de mostrar as novas tecnologias para o cultivo da uva e dar suporte para que essa novidade seja implantada, a Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Caçador promoveu nessa terça-feira (13) mais uma edição do Dia de Campo. Desta vez, dez produtores se reuniram na localidade de Rio Bugre.

O secretário municipal de Agricultura, Eduardo Scapinelli, destacou que a principal diferença da tecnologia adotada na safra deste ano em relação à anterior, é um novo sistema de poda. A principal conquista do experimento foram cachos com maior qualidade, quantidade e sanidade. Para ilustrar a diferença, os produtores puderam conferir entre duas áreas que a metodologia antiga proporciona menor rendimento da produção. Outra vantagem apontada é o melhor manejo, exigindo menos trabalho.
A implantação da nova tecnologia de poda ocorreu na propriedade de Sérgio Susin. Produtor experiente com mais de três décadas de dedicação ao cultivo de parreiras, Susin comemora o bom resultado. “No ano passado tivemos alguns problemas e colhemos 17 mil toneladas, já para esse ano, a expectativa é de colher cerca de 25 mil toneladas”, explica. Animado, o produtor já traça metas para o próximo ano, em que pretende cobrir com telas de proteção os 9 mil metros de parreirais.
O montante a ser colhido nas próximas semanas na propriedade de Susin, se aproxima do registrado em parreirais considerados exemplo no Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário Scapinelli, os resultados mais expressivos dos gaúchos ficam justamente em torno das 25 mil toneladas por hectare. Nos últimos anos, o sistema de atendimento adotado pela Secretaria de Agricultura tem estimulado o investimento neste cultivo. No momento Caçador conta com 350 hectares de parreirais.
Participaram do encontro também o engenheiro agrônomo Amador Tomazzelli, que presta assessoria aos produtores, e o pesquisador da Epagri, Leandro Hahm. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR