Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

RELEVÂNCIA

Reitor Adelcio Machado salienta papel cultural da Academia Caçadorense de Letras

07/01/2015 às 10:47

Imprimir

O Reitor da UNIARP e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou da fundação da Academia Caçadorense de Letras e Artes (ACLA). Adelcio destaca a relevância das instituições devotas à difusão cultura. No senso comum, a palavra cultura é usada como sinônimo de conhecimento e erudição.

No século XIX, os europeus acreditavam que as crenças, valores e sentimentos de algumas sociedades eram superiores às crenças, valores e sentimentos de outras sociedades denominadas por eles de "primitivas". De fato, as sociedades não são todas iguais, mas nem por isto uma é melhor do que outra. Elas são apenas diferentes.

É a cultura, através da linguagem, da religião, da política, do parentesco, da culinária, etc, que permite através de uma diversidade de traços culturais afirmar, em exemplo, que a Inglaterra é diferente do Brasil. A disparidade de cultura entre os homens cria uma divisão entre os povos. Destarte, entende-se a cultura como um código de crenças, costumes e valores compartilhado sempre coletivamente e que faz com que cada sociedade se diferencie de sua sociedade vizinha. A cultura constitui um importante recurso econômico que deve ser potencializado em favor do desenvolvimento sócio-econômico.

A cultura é, sobretudo, considerada como alguma coisa nacional, e enquanto tal, ela é associada a um território preciso e a uma língua, tradições, memórias, símbolos e rituais comuns.

Cada sistema cultural está sempre em transformação. Entender esta dinâmica é importante para diminuir o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos.

Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a concepção das diferenças entre povos de culturas diferentes, é preciso saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Todavia, grande parte dos padrões culturais de um dado sistema foi copiada de outros sistemas culturais. A esses empréstimos culturais a antropologia denomina difusão. Os antropólogos estão convencidos de que, sem a difusão, não seria possível o grande desenvolvimento atual da humanidade. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR