Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EM CAÇADOR

Seminário do Pnaic debate a Alfabetização na Idade Certa

21/11/2014 às 01:58

Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Caçador promoveu nesta quarta-feira (19) o 2o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na presença de profissionais da área educacional e professores que atuaram diretamente neste programa promovido pelo Governo Federal com a parceria dos municípios brasileiros ao longo de 2014.

O encontro ocorreu durante todo o dia na Câmara de Vereadores e contou com apresentação de alunos do Coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) com o professor Mailson, além de mesas de trabalho e palestras, homenagens, e no hall da Câmara estão expostos trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino municipais por professores e seus alunos fazendo parte do Pnaic.

A abertura dos trabalhos pela manhã teve a presença do prefeito Beto Comazzetto compondo a mesa de autoridades, juntamente com o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves; a secretária adjunta Mary Morona; o vereador Valmor de Paula representando o Legislativo; a coordenadora municipal do Pnaic, Elisabete Bortolini; a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Cavalheiro; e a palestrante do dia, mestranda Maria Iolanda Demeneck de Figueiredo, que falou sobre “Análises e Reflexões sobre a Linguagem e Alfabetização Matemática”.

O Pnaic

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

O Pnaic é o maior programa de formação de professores do Ministério da Educação, que em 2014 contemplou 27 estados, 5.497 municípios, foram atendidos 8.081.595 alunos, 317.207 professores alfabetizadores, foram distribuídos 17.347.560 livros com um investimento em materias (cadernos de formação, jogos pedagógicos e obras complementares) em R$ 157,1 milhões.

A coordenadora municipal do Pnaic, Elisabete Bortonili, disse que em 2014 Caçador teve três orientadoras de estudos do Pacto e 47 professoras alfabetizadoras, atuando em 15 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, e que para 2015 já existem 73 professores inscritos. Agradeceu a Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação, que ao aderir ao Pacto firmaram o compromisso e se comprometeram em apoiar em todos os momentos necessários e assim o fizeram, contribuindo para o sucesso dos trabalhos. Agradeceu também todas as pessoas que contribuiram para a realização do Seminário.

O prefeito Beto Comazzetto lembrou que o Pnaic foi implementado pelo Governo Federal como um teste, pois a cada três meses os trabalhos aplicados pelos professores em sala de aula são avaliados pelo Ministério da Educação para verificar a evolução no processo ensino/aprendizagem, e que o resultado positivo de Caçador já faz com que o Pnaic esteja entre as ações que continuarão acontecendo na educação em 2015.

“Pelas mãos de vocês professores passam diariamente e ao longo dos anos as pessoas que ajudaram e ajudarão a construir e desenvolver Caçador. A formação de cidadãos de bem passa pela escola e não existe progresso para um município sem que se passe pela educação. Dessa forma quero parabenizar a todos os professores pelo empenho em melhorar os índices em nosso município e desde já a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação Pedagógica está a disposição para a continuidade das ações no próximo ano”, define o prefeito.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

21/11/2014 - 12:16 | Pai

Quanto antes,melhor, aos cinco anos já devem estar na escola,aprendendo,com carinho e paciencia, e defendo a escola em tempo integral,para tirar nossas crianças das ruas,onde só aprendem o que não presta,aos 14 anos podem sim,se quiser,trabalhar


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR