Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DEBATE

Rio das Antas realiza Conferência Municipal da Saúde

O evento foi realizado na segunda-feira (04) e contou com a participação de dezenas de moradores de Rio das Antas

06/07/2011 às 02:18

Imprimir

Promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a 4ª Conferência Municipal da Saúde (CMS) debateu temas importantes que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), uma importante conquista da sociedade brasileira.
Nesta edição o tema foi “Todos usam o SUS – SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro” com debates voltados aos atendimentos realizados através do Sistema. Das discussões, será finalizada a formatação dos temas aprovados e posterior formulação da Política Municipal de Saúde, que proporcionará subsídios para a Conferência Estadual de Saúde.
Para o prefeito Alcir José Bodanese, a Conferência é ferramenta importante que a Administração Municipal dispõe para planejar as ações do município para os próximos anos. “E a participação da população durante o evento mostra que a comunidade quer, de fato, participar desse processo, o que é muito importante para que possamos aperfeiçoar o sistema de saúde de Rio das Antas. Sabemos das dificuldades existentes, principalmente quanto aos recursos que a União nos repassa, mas estamos investindo muito nesta área”, salientou. 

A secretária de Saúde, Marlene Niquelatti, enfatizou que o SUS é a maior política de inclusão social existente no Brasil e que não pode negar os obstáculos que tem de ser superados por todos. “Não apenas Poder Público, mas a sociedade como um todo. Há muito a ser melhorado, a ser aperfeiçoado. A população pode usar da CMS para sugerir o que realmente está sendo executado de maneira falha e como podemos melhorar a Saúde”, salientou. Marlene disse que todos da área buscam a máxima qualidade no atendimento aos cidadãos rioantenses e que o esforço é de toda a equipe. “Somos sempre incentivados pelo nosso prefeito Alcir a melhorar e trabalhar melhor para o povo. Nossa equipe inteira se dedica para prestar o melhor atendimento em Saúde e avanços significativos foram obtidos. E com o debate isso se torna mais fácil”, destacou.
A Administração Municipal conseguiu mudar a realidade da saúde publica e hoje a população tem acesso ao atendimento diversificado e de qualidade, com profissionais qualificados e uma estrutura que melhora cada vez mais.
A advogada e assistente social, professora universitária em Caçador, Cleony Figur, foi convidada especialmente para falar de um assunto que conhece bem: Saúde. Há duas décadas está envolvida no tema e já ocupou o cargo de Secretária de Saúde. Ela conversou com a população presente, explicando o funcionamento do SUS e as mudanças ocorridas desde sua implantação. Para Cleony, o Sistema Único de Saúde é uma vitória de toda a sociedade, que dispõe de um mecanismo público que é copiado em outros países do mundo. “O SUS é de todos e todos são responsáveis pelo SUS. O bom uso do Sistema é a melhor forma de ajudarmos a melhorá-lo. Precisamos ser atendidos sim, mas com racionalidade. As pessoas tem de pensar também na prevenção das doenças e não apenas no tratamento”, realçou.
Convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho Municipal de Saúde, a Conferência têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos (Municipal, Estadual e Federal) na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos três âmbitos.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR