Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CENSO ESCOLAR

Escolas tem 30 dias para regularizar as informações junto ao MEC

16/09/2011 às 03:05

Imprimir

Dia 15 de outubro será a data final para as instituições de ensino em território nacional realizarem correções/retificações nos dados do Censo Escolar da Educação Básica, enviados ao MEC em agosto. O Censo envolve o levantamento do número de alunos por escola, regularmente matriculados e freqüentando as unidades escolas, além dos dados dos profissionais da educação, sendo válido para todas as instituições estaduais, municipais e particulares.

As informações foram prestadas pela coordenadora do Censo Escolar da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Marli Ament Lanhi, que apresentou os dados de Caçador e região. Preliminarmente, Caçador enviou o Censo apresentando 19.326 alunos no município. Somando-se os sete municípios da região, os números chegam a 28.612.
“Mas isso pode mudar, justamente por este prazo dado agora pelo MEC, para que as escolas completem o que faltou ou retifiquem alguma informação. Geralmente o número de alunos aumenta após a conclusão deste trabalho”, explica, ressaltando que após o dia 15 de outubro, as instituições de ensino que não enviarem os dados do Censo Escolar, serão notificadas pelo MEC, assim como já estão sendo notificadas as instituições que não enviaram os dados preliminares.
De acordo com o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os dados prestados pelas escolas servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR