Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EM CAÇADOR

Profissionais da 10ª Regional participam de capacitação sobre E-SUS

02/06/2014 às 11:11

Imprimir

Profissionais das regionais de saúde e das secretarias municipais de saúde de Caçador, Videira e Curitibanos, participam nesta quinta e sexta-feira (29 e 30) de curso de capacitação sobre o E-SUS. O curso é oferecido pelo Ministério da Sáude através da Secretaria de Estado da Saúde e da Gerência Regional de Saúde de Caçador. A capacitação está sendo realizada no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O e-SUS Atenção Básica é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações Básica em nível nacional. Segundo a técnica de atenção básica da secretária estadual da saúde, Iraci Batista, o sistema funciona como um prontuário eletrônico. “Com isso, queremos gerenciar a informação, qualificar a atenção básica e melhorar o atendimento. Todos os dados do usuário do sistema estarão digitados e todas as unidades terão acesso”, completou.
A informatização também traz a vantagem de emitir sinais de alerta em casos de interações medicamentosas que apresentem riscos ao paciente, e de faltosos ao tratamento e acompanhamento, como gestantes e hipertensos. O prontuário traz ainda dados das visitas domiciliares, inseridos pelos agentes comunitários, do Programa de Saúde da Família. Para a analista de sistema da Data SUS, Leandra de Câmpora, o Ministério da Saúde disponibiliza um software público e gratuito, desenvolvido para o SUS que vai unificar os serviços.
A gerente de saúde da SDR Caçador, Tarciana Munaretto explica a importância da capacitação. “A ferramenta vem para agregar o sistema de saúde dos municípios, facilitando tanto para os profissionais, quanto para o usuário, refletindo em rapidez e principalmente em qualidade de atendimento”, completou, afirmando o agradecimento e a conquista pela SDR Caçador em receber e organizar a capacitação. O sistema deverá ser implantando nas unidades de saúde de Santa Catarina a partir do mês de julho.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR