Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DADOS ASSISTENCIAIS

Reunião debate o mercado de trabalho caçadorense

12/05/2014 às 01:31

Imprimir

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (8) na Prefeitura de Caçador abordou o atual cenário do mercado de trabalho caçadorense. Assunto foi debatido por entidades, associações e instituições de qualificação profissional. O encontro foi promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caçador em parceria com a Associação Empresarial (Acic), com objetivo da apresentação dos dados assistenciais e também receber informações dos demais setores na busca da melhoria dos números no município.
O prefeito Beto Comazzetto abriu os trabalhos juntamente com a secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos. Ambos disseram que o mais importante é recolocar as pessoas no mercado de trabalho mas que para isso é preciso além de ultrapassar uma questão cultural, onde cidadãos preferem trabalhar diretamente sem antes buscar uma qualificação, também conscientizar a classe empresarial, trabalhadores e o Sine, sobre a importância da mão de obra e não deixar acontecer a rotatividade de empregados que ocorre não somente em Caçador, mas em todo Brasil. “Com esta união de forças será possível transmitir ao Governo Federal as informações necessárias para o aperfeiçoamento dos programas federais, de acordo com as características do nosso município e suas peculiaridades, já que as realidades sócio-econômicas, culturais e outros fatores diferem de um lugar para outro. É preciso que existam mecanismo para que possamos em parceria oferecer oportunidades para todos mas também aguçar principalmente nos jovens a vontade de se profissionalizar e assim garantir emprego e renda. O debate deve ser amplo e envolver todas as classes, sindicatos dos trabalhadores, patronais, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Comércio, Empresariado, órgãos, entidades e instituições afins”, disseram.
Além da questão da qualificação profissional, a reunião tratou de assuntos como a busca pela conscientização dos trabalhadores sobre a importância de se estar empregado e não somente buscar auxílios federais como o seguro desemprego e outros benefícios; a importância da parceria entre a classe empresarial e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para informações sobre o mercado de trabalho; o cenário catarinense enquanto Estado empreendedor e com melhorias significativas para os cidadãos no que diz respeito as vagas de emprego, reflexos estes que devem ser seguidos em Caçador de acordo com os presentes; abertura de pequenos negócios bem organizados e que oportunizam mais empregos e mais renda; e uma abordagem sobre números de carteiras assinadas entre outros índices do mercado de trabalho municipal.
Compuseram a mesa para os debates o prefeito de Caçador, Beto Comazzetto; o presidente da Ampe, Odelir Neves; secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos; o presidente da Acic, Henrique Basso; juiz do Trabalho, Etelvino Baron; presidente da CDL, Rosemari Menegazzo Ferlin; os vereadores Valmor de Paula e Glaci Pereira. Estiveram também na reunião representantes do Sine, Senai, Senac, demais entidades e instituições de ensino e qualificação.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR