Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CARBONI

Nova empresa promove geração de mais empregos em Taquara Verde

18/04/2014 às 01:11

Imprimir

Uma nova oportunidade de emprego e renda está se erguendo no interior de Caçador. O prefeito Beto Comazzetto visitou há poucos dias as obras de construção da Granja Taquara Verde – Topigs (Agropecuária Carboni), sendo uma granja mutiplicadora para 2.400 matrizes suínas e produção de reprodutores para comercialização. O projeto está orçado em mais de R$ 16 milhões possuindo a contrução de 12 galpões e dez casas para funcionários em uma área construída de 30.500 metros quadrados que irão fortalecer a economia na região. A visita foi acompanhada pelo intendente de Taquara Verde, Pedro Serafim, e o diretor da Defesa Civil de Caçador, Sérgio Eloy Bisotto.
A suinocultura brasileira vem experimentando considerável expansão desde os meados dos anos 70, quando deixou de ser uma atividade de subsistência e se transformou em moderna cadeia produtiva que opera com altos índices de produtividade, integrada a um moderno parque industrial. Com isso, o sistema de produção se verticalizou, inicialmente no Sul do Brasil, e após estendeu-se para outras regiões expressivas na produção de grãos. A produção passou a ocorrer em escala, e consequentemente exigiu um padrão internacional que foi modificando e aperfeiçoando o sistema produtivo atual. Basicamente, a transformação do sistema de produção objetiva a produção de suínos com menor custo e mais saudáveis, menos dependentes de fármacos para o controle das principais enfermidades. Paralelamente a essa evolução na suinocultura, a economia brasileira tem evoluído e alcançado níveis de crescimento adequados, favorecendo a absorção da mão de obra disponível nas grandes, médias e pequenas cidades.
O objetivo da Granja Taquara Verde será a multiplicação de material genético, produzindo reprodutores suínos machos e fêmeas para o mercado local e regional. A partir das 2.400 matrizes em produção a serem mantidas nas instalações, espera-se produzir e comercializar anualmente 19.453 fêmeas para reprodução, 10.475 suínos terminados de 115 quilos, e 36.576 leitões de 20 quilos.
O projeto está dimensionado para atender a necessidade de espaço para a movimentação de animais durante as diferentes fases de criação, estando composta por instalações para alojar animais nas seguintes fases: reposição, gestação, maternidade, creche e recria.
O desdobramento das metas permitirá obter os seguintes volumes de produção:
- Partos por semana – 112
- Inseminações por semana – 125
- Nascidos vivos por semana – 1.400 leitões
- Desmamados por semana – 1.302 leitões
- Descrechados por semana – 1.282 leitões
- Vendidos por semana – 1.256 suínos
Tratamento de dejetos
A unidade mecanizada e automatizada de compostagem executa o tratamento dos dejetos provenientes da suinocultura. Os dejetos suínos são ricos em nitrogênio, que em contato com um substrato (massa de maravalha, serragem, palhas, capins, etc), ricos em carbono, propiciam condições para o desenvolvimento do processo de degradação da matéria orgânica em um meio aeróbico.
O produto final gerado na unidade de compostagem na Granja Taquara Verde constitui-se de composto orgânico de excelente qualidade, podendo ser exportado para diferentes regiões, diminuindo consideravelmente o impacto ambiental causado pelos dejetos suínos.
O prefeito Beto Comazzetto declara que a chegada de uma grande empresa como esta no distrito de Taquara Verde representa muito para Caçador. “Estamos acompanhando de perto a vida dos moradores desta comunidade e sempre nos deparamos com histórias de pais e mães de família que acordam de madrugada e saem para trabalhar em outros municípios do Meio Oeste e Oeste para poder prover o sustento da família e com isso ao longo da semana ficam muito pouco tempo em contato com os filhos e demais famíliares, sem tempo também para cuidar da própria casa. A Granja Taquara Verde irá oferecer empregos diretos e com isso mudar um pouco desta realidade. Nosso objetivo sempre foi esse, de gerar divisas ao município com a chegada de empresas de grande porte para fortalecer a economia, mas também melhorar as condições de vida dos moradores da Taquara Verde, principalmente para estes que diariamente enfrentam quilômetros de estradas para poder trabalhar”. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR