Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ENSINO SUPERIOR

Audiência discutirá expansão de UFFS em Caçador

Tema será debatido com a comunidade em uma promoção dos vereadores Flávio Henrique dos Santos, Ricardo Pelegrinello e Valmor de Paula

07/04/2014 às 01:18

Imprimir

Toda a população regional está convidada a participar de audiência pública no próximo dia 28, às 13h30, no Plenário Osvaldo José Gomez da Câmara Municipal de Caçador. A ação visa debater a expansão do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Município de Caçador. A iniciativa é da Comissão de Educação da Câmara de Deputados, por proposição do deputado Pedro Uczai, e da Câmara Municipal de Caçador.

O processo de interiorização do ensino superior foi objeto de moção, aprovada por unanimidade da Casa Legislativa; e será detalhado junto aos vereadores Flávio Henrique dos Santos, Ricardo Pelegrinello e Valmor de Paula.

Conforme o vereador Flávio Henrique dos Santos, a instalação de universidades públicas nos municípios interioranos favorece a criação de polos de desenvolvimento capazes de fixar populações no interior do país, reduzindo os fluxos migratórios e possibilitando a diminuição das desigualdades regionais.

“A iniciativa tem o objetivo de ampliar a oferta de ensino superior público para democratizar o seu acesso. E a UFFS será uma nova opção, com cursos diferenciados, dentro da vocação da nossa região e para atingir os representantes da comunidade que realmente necessitam”, fundamenta o vereador.

PERFIL: A Universidade Federal da Fronteira Sul terá como característica um perfil voltado às necessidades da mesorregião em que se situa. Tem como missão assegurar o acesso à educação superior como fator decisivo para o desenvolvimento da região da fronteira sul, a qualificação profissional e a inclusão social; desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão buscando a interação e a integração das cidades e estados que compõem a grande fronteira do Mercosul e seu entorno. Promover o desenvolvimento regional integrado — condição essencial para a garantia da permanência dos cidadãos graduados na região da fronteira sul.

Cursos oferecidos

As cidades de Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Realeza e Laranjeiras do Sul já disponibilizam através da UFFS a graduação em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia (ênfase em agroecologia), Ciências da Computação, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química; Educação do Campo; Filosofia; História; Geografia; Sociologia; Pedagogia; Português e Espanhol; Nutrição e em Veterinária. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR