Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SISTEMA FIESC

Desenvolvimento da indústria florestal é tema de reunião em Caçador

Questão ambiental foi um dos temas abordados; evento reuniu lideranças empresariais do setor de base florestal, sindicatos, técnicos e professores

28/03/2014 às 03:02

Imprimir

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal do Sistema FIESC (CADIF) realizou nesta quinta-feira (27) em Caçador uma reunião com representantes do setor de base florestal do Estado. O evento contou com a presença do vice-presidente Regional da FIESC engenheiro Gilberto Seleme, presidente da CADIF Odelir Battistella, técnico da FIESC Ulisses Andrade, advogado Gustavo Seleme, da diretoria jurídica da FIESC, coordenador da Fatma Dario Francio, Vice- presidente da Facisc e vice-presidente da UNIARP Auri Marcel Baú, reitor Adelcio Machado dos Santos, além de professores, empresários e técnicos da área.

Na pauta, apresentação e discussões sobre o projeto de lei nº 006/2014 de autoria do deputado Joares Ponticelli, que altera a lei nº 14.675/2009 (Código Ambiental Estadual). Também foi discutido o controle de matéria prima florestal e isenção de autorização prévia para a realização de plantios florestais.

A reunião também definiu as prioridades da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal para 2014, incluindo a política florestal/ambiental catarinense, proposição de normas legais e regulamentos a partir de foros estaduais, em especial de Desenvolvimento Rural, enquadramento das casas de madeira no programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros assuntos.

Na ocasião foi apresentado também o projeto de comunicação através de vídeo conferência entre os sindicatos da jurisdição.

Gilberto Seleme destacou a importância do evento para Caçador e região. “Caçador é polo de desenvolvimento regional, com um setor de base florestal forte e é importante trazer estas discussões principalmente na parte ambiental. Existe ainda uma insegurança jurídica muito grande na hora de montar uma fabrica, de realizar um investimento de longo prazo em função de leis que acabam segurando o desenvolvimento. As leis merecem ser debatidas e devem estar focadas na realidade local”, salientou.

Na parte ambiental Odelir Battistella reforçou ainda a necessidade de discutir as leis com os setores para dar aos legisladores subsídios com base nas particularidades de cada região. “É preciso preservar, mas deve ser dentro de um entendimento entre os setores. O legislador precisa conhecer as particularidades para facilitar na hora formular a lei, aí sim a lei será cumprida de fato”.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da FIESC procura atuar na promoção do desenvolvimento sustentável do setor de base florestal de Santa Catarina, para que continue progredindo e colaborando para o desenvolvimento sócio econômico das regiões nas quais estão instaladas as unidades industriais. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR