Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

NILSON THOMÉ

Ex-vereador homenageado na Câmara

Sessão ordinária dessa segunda-feira (17) foi levantada em reconhecimento aos trabalhos relevantes prestados pelo caçadorense, falecido domingo (16)

17/03/2014 às 23:55

Imprimir

A Câmara Municipal de Caçador presta a sua última homenagem ao ex-vereador, Nilson Thomé, falecido no domingo (16), vítima de câncer. Para reconhecer a sua contribuição para o desenvolvimento desse Município a sessão ordinária de segunda-feira (17) foi levantada pelo presidente da Casa, Carlos Evandro Luz, obedecendo ao Regimento Interno da Câmara.

“Além de exercer a função legislativa durante como suplente em 1977-1982; e 1983-1988; Nilson Thomé assumiu a cadeira duas vezes, em 1983 e em 1984; o escritor, historiador, que se destacou como um dos principais estudiosos da memória do Contestado; professor e jornalista; recebeu o título de Desbravador Caçadorense no ano de 2007 (atual Destaque Caçadorense)”, informa o chefe do Legislativo, Carlos Evandro Luz.

Nascido em 4 de outubro de 1949, filho de Nilo Henrique Thomé e de René Dalazém Thomé; casado com Valdecy Sampaio Colla Thomé, tinha três filhas: Michelle, Rafaela e Pollianna e três netos: Antonio, Francisco e Bento. Tinha vasta experiência em história, jornalismo, museologia, arqueologia, antropologia e sociologia, projetos e pesquisas, e em administração escolar e universitária.

“Participante do movimento que introduziu a Educação Superior em Caçador em 1971, teve vínculo com a Universidade do Contestado desde sua constituição até 2010. Foi docente nas áreas de História, Metodologia Científica e da Pesquisa, Antropologia, Sociologia e Geografia”, elucida.

 

 

CURRÍCULO: Resumo das ações em prol da Educação

 

Nilson Thomé atuou como empresário na indústria gráfica e no jornalismo durante 35 anos. Foi fundador da Associação Catarinense dos Jornais do Interior, da Associação Catarinense de Imprensa e da Casa do Jornalista de Santa Catarina (em 1969). Editou jornais no Vale do Rio do Peixe de 1967 a 1995 em Caçador, Videira, Joaçaba, Concórdia, Curitibanos e em Porto União.

Atuou como professor da Universidade do Contestado, foi autor de 33 livros e inúmeros artigos científicos; também marcou a história de Caçador como idealizador, fundador e organizador do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, um dos maiores acervos sobre o tema e um dos principais cartões postais de Caçador.

A contribuição de Thomé para Caçador também se deu através da fundação da primeira Tropa e sub-monitor de Patrulha do Grupo Escoteiro Pindorama, de Caçador, de 1960 a 1963; como sócio e membro da diretoria do Hospital de Caridade e Maternidade Jonas Ramos, de 1978 a 1986; membro efetivo e organizador do Conselho Municipal de Defesa Interna Civil, de Caçador, de 1977 a 1982; organizador e sócio fundador do Lions Clube de Caçador - Universidade, em 1978.

 

CONDECORAÇÕES: Reconhecimento pela dedicação constante

 

O empenho de Nilson Thomé para melhorar a Educação em Caçador e região; e evidenciar a importância do Contestado, foram reconhecidas ainda em vida. Ele recebeu diversas condecorações e honrarias como: Cidadão Honorário de Fraiburgo, SC e da cidade de Fort Worth, Texas, EUA; Medalha Anita Garibaldi, do Governo do Estado de Santa Catarina; Honraria Cinquentenária do Poder Legislativo do Município de Caçador; Homenagem da Reitoria da Universidade do Contestado – UnC, pela participação no Projeto Universidade; Prêmio Destaque 2003/Categoria História – pelo conjunto de obras sobre o Contestado, pela Academia Catarinense de Letras – ACL; entre outras. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR