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Professores concluem curso de Práticas Pedagógicas

17/02/2014 às 00:40

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Trinta e oito professores das redes municipal e estadual de ensino de Caçador, no meio-oeste de Santa Catarina, concluíram no início de fevereiro as atividades do curso de Práticas Pedagógicas ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no município. No total, 38 docentes participaram da primeira turma do curso, que já está sendo ofertado em Santa Rosa de Lima, no sul do Estado, e até o final de 2014 será levado a outras seis cidades.
De acordo com a coordenadora do Programa de Formação Continuada de Professores das Redes Públicas de Ensino de Santa Catarina, Divina Zacchi Pereira, os cursos ofertados por meio do programa ocorrem em parceria entre o Centro de Formação e Apoio à EaD do IFSC, os câmpus da instituição e as prefeituras. “Nessa primeira experiência nós percebemos que o trabalho teve uma excelente repercussão. Tanto que fomos chamados pela direção da Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] de Caçador para conversar sobre futuras capacitações”, comenta Divina, que ministrou na instituição uma palestra sobre o perfil do professor.
A coordenadora do curso de Práticas Pedagógicas, Sandra Lopes Guimarães, relata que foi possível perceber uma grande motivação dos participantes em função de o curso ser oferecido pelo IFSC. “O fato de uma instituição como a nossa estar à frente do curso tem um grande peso para eles, e isso implica em mais responsabilidade para nós”, comenta. Um dos aspectos que os alunos destacam é a grande pertinência das questões abordadas nas aulas para o trabalho diário na escola. “O curso tem aspectos teóricos, mas sempre usando a teoria como uma lente para enxergar a prática em sala de aula, e isso está fazendo bastante diferença”, considera Sandra.
Para a professora Bernadete Maria Ribeiro dos Santos, que atua há 17 anos como professora das séries iniciais da rede municipal de Caçador e também é coordenadora pedagógica de uma escola estadual, o curso foi uma grande oportunidade de trocas e aprendizado. “Iniciamos dia 28 de dezembro, em plenas férias e em um horário bem intensivo, e para minha surpresa, diferente de outros cursos, não vi nenhum cursista de ‘cara feia’. Ao contrário, os cursistas ficavam depois do horário, conversando, trocando ideias. Isso se deve a muitos fatores, mas certamente a qualidade do curso, a empatia e a sensibilidade dos ministrantes fez toda a diferença”, afirma Bernadete. “Caçador merece uma escola de qualidade e nós, educadores, também”, considera.
Após o curso de Práticas Pedagógicas, os professores da rede pública de Caçador terão um curso sobre dificuldades de aprendizagem, que também será levado ao longo de 2014 para outros municípios. De acordo com Divina, um total de 30 prefeituras manifestaram interesse em disponibilizar a formação aos seus docentes, mas num primeiro momento apenas oito serão atendidas. Os cursos, ofertados na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), têm carga horária total de 60 horas, sendo 20 a distância. O Programa de Formação Continuada de Professores das Redes Públicas de Ensino de Santa Catarina é uma ação conjunta entre as pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão e Relações Externas (Proex).
 

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