Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PROJETOS

IFSC Caçador terá quadra coberta e auditório para 350 pessoas

09/12/2013 às 00:53

Imprimir

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) receberá apoio financeiro da Bancada Parlamentar Catarinense, formado por senadores e deputados federais do estado. O atendimento à solicitação do IFSC foi confirmado após a apresentação da reitora Maria Clara Kaschny Schneider na semana passada em Brasília. A estimativa é que sejam concedidos R$ 50 milhões por meio de emendas parlamentares.

A vinda da verba ainda depende da liberação do Governo Federal. Mesmo assim, a reitora do IFSC está otimista. “As emendas agora vão para a Comissão Mista do Orçamento que pode adequar os valores conforme questões técnicas, mas, em principio, estamos garantidos pela proposta de apoio à nossa instituição. É claro que, depois disso, ainda temos que garantir a liberação dos recursos efetivamente, de modo que ainda temos mais etapas para vencer”, explica.

As emendas feitas são propostas ao Orçamento em que os parlamentares podem ajudar a decidir parte da destinação de recursos públicos. É a primeira vez que o IFSC receberá emendas da bancada federal – que são coletivas, de autoria dos deputados e senadores de cada Estado ou região. Segundo Maria Clara, em anos anteriores, principalmente para possibilitar a sua expansão, o IFSC recebeu emendas individuais. “Esse apoio coletivo mostra a importância do IFSC para a nossa sociedade e para avançarmos mais rapidamente como necessita nossa população”, destaca.

Projetos previstos

Na lista de projetos que serão viabilizados com a vinda desses recursos, junto com a contrapartida institucional, estão um Restaurante Estudantil para o Câmpus Florianópolis, a reforma e ampliação do Câmpus Joinville, além da construção de quadras cobertas para os câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Gaspar, Lages, São Miguel do Oeste, Tubarão e Urupema. Também serão construídos ginásios para os câmpus Jaraguá do Sul, Joinville e Geraldo Werninghaus e auditórios nos câmpus Araranguá, Caçador, Chapecó, Garopaba, Geraldo Werninghaus, Palhoça Bilíngue, Tubarão e Urupema.

Os recursos também devem ser utilizados nas obras do Câmpus Itajaí e na implantação do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste – que ainda depende da aprovação do MEC para de fato ser executada. A reitora do IFSC explica ainda que parte dos recursos serão destinados ao Instituto Federal Catarinense (IFC). “Temos um acordo com o IFC, tendo em vista nossa parceria e fortalecimento da educação profissional”, conta.

Para Maria Clara, o fator que contribuiu para esse apoio parlamentar foi o conjunto dos projetos, uma vez que uma emenda para o IFSC beneficiará todo o estado. “Nossa articulação foi feita não pensando em solicitações isoladas e pontuais, mas sim em uma atuação em rede, uma vez que somos uma só instituição. Essa visão coletiva e solidária só nos fortalece e nos faz crescer mais rápido, atendendo as demandas e necessidades de todos os nossos estudantes”, reforça.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR