Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

2014

Conselho Estadual de Educação se reunirá em Caçador

25/11/2013 às 02:11

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, recebeu confirmação de que, dias 02 e 03 de junho de 2014, o Conselho Estadual de Educação vai transferir seu funcionamento para a sede da Uniarp, no “campus” de Caçador.
A decisão foi adotada em reunião da Mesa Diretora, em homenagem ao bom desempenho da Universidade e seus cursos nas avaliações.
A Presidente da Comissão de Articulação com os Sistemas Educacionais, Conselheira Mariane Beyer Ehrat, ficou encarregada de coordenar as atividades. Assim, ela estará, dia 25 do corrente, em Caçador, as providências necessárias.
O Pe. Kuno Paulo Rhoden, ex-conselheiro, relata as raízes históricas do Conselho: “A Lei nº 4.024, editada em 20 de dezembro de 1961 (a primeira lei de diretrizes e bases da educação nacional) consagrou a constituição dos Conselhos Federal e Estadual de Educação, atribuindo-lhes funções educacionais específicas.
O Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina foi instituído pela Lei nº 2.975, de 18 de dezembro de 1961, tendo sido o seu primeiro Presidente o Prof. Elpídio Barbosa, que ao momento da instalação oficial, aos 18 de maio de 1962, constituía, com o Prof. Osvaldo Ferreira de Melo como Vice-Presidente e o Prof. Francisco Brasinha Dias, na condição de Secretário, a primeira Diretoria do Conselho.”
No entanto, o Conselho exerce sua autonomia mantendo articulação com o Ministério da Educação, visto que ambos visam aos mesmos objetivos.
Assim, foram celebrados muitos convênios para colaboração.
O Governar que instituiu o órgão no limiar da década de 1960, Celso Ramos, discursou no ensejo da instalação, dizendo o seguinte: “Ultrapassando a fase de planejamento estadual, e já em plena execução, adiantei-me à promulgação da própria Lei de Diretrizes e Bases, a exemplo de outros Estados, naquilo que poderia ser logo executado – a criação de um Conselho Estadual de Educação.”
Conclui o Reitor Adelcio que, sem dúvida, a orientação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina foi fundamental para que a rede comunitária de educação superior, congregada na Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), pudesse contribuir tanto para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR