Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PREVENÇÃO

Prefeitura e Acic realizam projeto Saúde do Homem

25/11/2013 às 01:05

Imprimir

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Atenção Básica e a Associação Empresarial (Acic), lançaram na sexta-feira (22) o projeto Saúde do Homem “A Bola da Vez”. O encontro teve a presença da secretária de Saúde, Luzia Michelina dos Santos; da secretária adjunta Erci Bohrer, equipe da Atenção Básica Municipal e o presidente da Acic, Henrique Basso.
O público alvo do projeto são os homens trabalhadores de empresas/indústrias do município e, para dar o ponta pé inicial no projeto aconteceu neste final de semana um Torneio de Futebol Suíço e Vôlei de Areia organizados pela Secretaria de Saúde no Parque Central José Rossi Adami. Ao todo 19 empresas caçadorenses aderiram e estiveram em disputa durante o sábado e domingo. 

Henrique Basso disse ter recebido o cronograma do projeto e achou importante a iniciativa da Administração Municipal. “É uma quebra de paradigmas, pois levanta a questão dos cuidados que o homem deve ter com sua saúde e me incluo nisto, pois muitas vezes somos descuidados. Despertar para este tipo de ação é muito importante e mais do que isso, fazê-las acontecer é essencial, por isso parabenizo a equipe da Secretaria da Saúde pelo projeto e me coloco a disposição para o que for preciso. Estamos cada vez mais buscando associados para Acic e mais do que isso, sempre procurando benefícios para os funcionários das empresas”, destaca.
Luzia declara que a equipe de Atenção da Básica da Secretaria de Saúde busca com esta ação realizar o trabalho de prevenção pela saúde do homem, evitando doenças futuras. O evento no Parque Central terá profissionais de enfermagem realizando atendimentos no âmbito da promoção e prevenção em saúde e também solicitação de exames básicos, como triglicerídeos, colesterol, glicemia em jejum e para os homens acima de 40 anos será solicitado exame de sangue PSA – utilizado para diagnosticar câncer de próstata, além de atendimento odontológico e orientações em geral.
A secretária de Saúde também frisa que o lançamento ocorre neste mês de novembro, porém o projeto dura todo o ano de 2014, onde a Atenção Básica do Município objetiva trabalhar mensalmente junto às empresas sobre diversos temas.
“Percebe-se que a população masculina geralmente procura o serviço de saúde quando já estão doentes, e em muitos casos já é tarde para prevenir ou reverter a situação. Muitas causas poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente se os homens aderissem às medidas de promoção e prevenção em saúde. Com esta ação conjunta, também queremos a parceria da Acic para que possamos levar este atendimento para dentro das empresas e assim melhorar a vida de todos”, comenta Luzia.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

27/11/2013 - 18:42 | luiz

parabens pela iniciativa!


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR