Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

OPERAÇÃO PRODITOR

Justiça absolve 9 das 27 pessoas presas

14/11/2013 às 11:46

Imprimir

A maior operação policial da história do Meio Oeste de Santa Catarina, a Operação Proditor, chegou ao fim nesta quarta-feira, 13 de novembro, quando foi anunciada a sentença final aos 27 acusados de participação em um suposto esquema criminoso. Prisões aconteceram em junho de 2012, quando a Polícia Civil de Caçador, desencadeou a operação. Na época, 30 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, foram cumpridos, além de 5 autos de prisão em flagrante. Mais de 30 pessoas chegaram a ser presas, acusadas de tráfico de drogas, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes.
Alguns dos acusados foram liberados poucos dias depois das prisões, outros porém, permaneceram presos até nesta quarta-feira, dia em que foi dada a sentença final.

As acusações
De acordo com o material juntado na época pela Polícia Civil e encaminhado á justiça, as acusações iam desde tráfico de drogas, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, lenocínio (promoção da prostituição), tráfico interno de pessoas e fraude processual, dentre outros crimes. Segundo entrevista concedida no dia das prisões, pelo então delegado responsável pelas investigações, Daniel Régis, dentro da suposta quadrilha havia subdivisões, isto é, cada um tinha sua responsabilidade, sendo que quando um deles quebrava o esquema, aconteciam graves ameaças e agressões físicas.
O agente prisional Mauro Vieira, que chefiava a segurança do Presídio Regional de Caçador, também era acusado de participação, mas permaneceu preso pouco tempo e nem chegou a ser processado. Os quatro Policiais Militares que também eram acusados de participação, foram mantidos preventivamente sob custódia do Estado até nesta quarta-feira, quando foram absolvidos de todas as acusações contra eles oferecidas.

Os equívocos
De acordo com o Juiz Yannick Calbet, que assumiu o processo em fevereiro de 2013 e proferiu a sentença final, a Operação Proditor teve uma série de equívocos, sendo que o resultado final do processo demonstra que a maioria das acusações se comprovaram inválidas a justiça e as provas apresentadas não foram suficientes para manter alguns dos acusados na prisão.
A maioria das pessoas presas foram condenadas por envolvimento com drogas, promoção da prostituição e algumas por lesão corporal. O caso dos quatro PM’s e do agente prisional Mauro Vieira, é um exemplo da distorção dos argumentos, pois nenhum dos quatro policiais teve qualquer tipo de acusação considerada válida, assim como o agente prisional que nem chegou a ser processado.

Os absolvidos
Antônio Lima de Souza; Rosane Barreto dos Santos; Emerson Teles; Silvano dos Santos e Anderson Luiz Ribeiro de Souza, são os civis que foram absolvidos juntamente coms os quatro policiais militares. 

Os condenados
Adelita Aparecida Regis; Ionara Maria da Rocha; Rafael Bernat; Márcia Helena da Silva; Célio Martins dos Santos e Ronaldo Corrêa da Silva foram condenados há algumas das acusações e absolvidos de outras, já Ilda de Lurdes Berreto dos Santos; Mauro Lourenço Alberti; Leandro Zanotto da Silva; Felipe Carlos Padilha Szart; Edre Rodrigues Rodrigheri; Jeanderson Alves dos Santos; Adão Rodrigues; Aline Bevilaqua; Eberton Fernando Alves Ferreira; Diego Augustinho Chaves; Paulo Cesar de Oliveira Lara; Fábio Lucian Macalli e Anderson Luiz Ribeiro de Souza, foram julgados culpados de todas as acusações contra eles apresentadas.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

16/11/2013 - 20:25 | pereira

vai começar de novo lei mais besta

16/11/2013 - 20:20 | marcos

não falo nada só observo...mas concordo com o justiça feita em tudo...

15/11/2013 - 15:53 | Justiça foi feita 3

E depois disso alguém soube de alguma grande apreensão de drogas em Caçador?? Claro que não pois a PM não se envolve mais com combate ao tráfico, isso é função da policia civil. Hááá mas eles também não fazem.....

15/11/2013 - 15:52 | Justiça foi feita 2

e envolver meio mundo. Resultado disso, o \"PAVÃO\" foi chutado lá pra casa do C.... e a DP herdou uma dívida de R$300.000,00 gastos com a \"\"MEGA OPERAÇÃO\"\" Tão inútil que a própria DEIC mandou a conta pra Civil de Caçador pagar.

15/11/2013 - 13:07 | AO CAÇADORENSE

NÃO LEU A MATÉRIA?ELES SÃO INOCENTES!VOCÊ É COMO A MAIORIA DO POVÃO NÉ,QUER VER PESSOAS PRESAS E FAMÍLIAS DESTRUÍDAS SÓ POR PRAZER,SEM QUERER SABER DA VERDADE,QUEM É CULPADO OU INOCENTE...PARABÉNS AOS POLICIAIS MILITARES QUE PROVARAM SUA INOCÊNCIA.

15/11/2013 - 10:00 | lebonregense

o caçadorense aí de baixo deve ser da polícia civil...kkkk chu... quem fez seu trabalho mal feito punindo inocentes...

15/11/2013 - 09:45 | LEITOR GONÇALVES

Ignorância é o grande problema dos brasileiros, e ainda se dão o trabalho de postar comentários bestas,Deus perdoe ele não sabe o que diz!Pessoal se fartem de instrução e conhecimento, depois escrevam o que pensam, (resposta ao caçadorense)

15/11/2013 - 08:52 | EU

Para o caçadorense.O Exmo. Juiz disse que não tinha provas suficientes.Acho que o tal delegado fujão tentou fazer uma farrofa so que esqueceu de pegar a receita com os ingredientes corretos. Ponto para o judiciario.

15/11/2013 - 02:31 | Para o \"caçadorense\"

Cara, quanta idiotice você escreveu ai... Não tem o que dizer, fica quieto

14/11/2013 - 19:22 | CIDADÃ

ANTES DE COMENTAR LEIA A MATÉRIA!!!!!!!

14/11/2013 - 17:49 | Indignado

Gostaria de colocar um inocente na cadeia por um ano, com acusações falsas que não tiveram provas em momento algum, apenas por necessidade de algumas pessoas massagear seu ego e se dizerem competentes por ter feito algo que marcou a cidade. e dai ???

14/11/2013 - 17:30 | res: ao caçadorense

vc deve ter o rabo preso...se em quase dois anos n encontraram nada contra els quem é vc pra falar em pagar algo ...pagar oq?? quem julga demais é quem esconde muito...va se enformar primeiro pra depois falar.

14/11/2013 - 17:28 | juris impudência

Que exemplo daremos para futuros policiais que envolvem-se em crimes e usam toda a estrutura da polícia....e da justiça também.Pena alternativa para vinte e sete? e nenhuma pena para oito? Assim, a população perde toda a confiança em nosso judiciário

14/11/2013 - 17:18 | Capitão Nascimento

CONHEÇO PESSOAS QUE COMETERAM PEQUENOS CRIMES E FORAM À PRISÃO. MAS ESTES ELEMENTOS COMETERAM CRIMES HEDIONDOS E FICAM EM LIBERDADE.É....FALAR O QUÊ...FALTOU PROVAS PARA INCRIMINÁ-LOS? E SOBROU PROVAS DE DEFESA? ISSO É PURO CORPORATIVISMO.PARECE UM P

14/11/2013 - 16:00 | Ridiculo.

Ao amigo caçadorense, na época não foram eles que se acusaram e sim alguém os acusou. Não quero julgar ninguém mas acredito que justiça foi feita. Quem deve está pagando com certeza e inocentes pagaram junto.

14/11/2013 - 15:56 | indignada

se fosse um coitado ..garanto que seria condenado ....há mas aqui é brasil parece o mensalão nestes casos que da até VERGONHA de ser BRASILEIROOOOOOOOOOOOO

14/11/2013 - 15:35 | Equivocos

E por vários equívocos, inocentes ficaram presos mais de um ano. Vergonha

14/11/2013 - 15:09 | caçadorense

Só no Brasil mesmo, os caras na época se acusaram e agora são inocentados?? Eu sei que eles tem familia, mas pelo menos paguem pelo que fizeram, não foram presos de varde e por engano. Então deviam ficar alguns anos na cadeia.


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR