Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PREVENÇÃO

Palestra discute crimes virtuais

Cuidados contra exibição de imagens de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes, divulgação de conteúdo preconceituoso, entre outras fraudes serão abordadas em palestra

04/07/2011 às 17:30

Imprimir

A prática de delitos praticados através da internet será tema de palestra realizada nesta quarta-feira (6), às 10h, no auditório da Casa da Cultura. Destinado aos educadores de laboratórios de informática da rede municipal de ensino, o evento visa orientar professores, pais e alunos de Caçador. A conscientização será feita pela advogada Márcia Helena Silva.
A iniciativa da Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação pretende reduzir o número de crimes virtuais no Município. De acordo com Íris Terezinha da Silva, coordenadora do Núcleo de Tecnologia do Município (NTM), a ideia é divulgar que os crimes realizados através da internet podem levar às punições como pagamento de indenização ou prisão.
“Uma pesquisa recente mostra que a cada 1 hora são registrados 6 crimes virtuais no país, e somente nos primeiros meses deste ano foram registradas 19.397 denúncias relacionadas à violação de direitos humanos na internet”, informa Íris.
Baseada em dados nacionais de fraude virtual, que a Secretaria de Educação resolveu alertar a comunidade estudantil de Caçador. “O objetivo de fazer este trabalho com professores e famílias é a prevenção”, fala a coordenadora do NTM.
Íris relata que a advogada vai orientar – inicialmente - educadores responsáveis pelos laboratórios de informática das escolas do Município. “Em seguida será feita reunião com demais os professores da rede; e num segundo momento os pais receberão informações alusivas para diminuir riscos com a prevenção, e sobre as implicações jurídicas desses delitos”, frisa.

Fraudes rastreadas pela internet

Conforme a coordenadora do NTM, Íris Terezinha da Silva, antigamente não era possível rastrear fraudes cometidas na internet. “Queremos alertar pais, educadores e alunos, que agora esses delitos são reconhecidos como crimes e podem gerar multa e indenização”, explica.
Íris desta ainda que a iniciativa visa orientar os pais sobre a importância do cuidado com os filhos que usam a internet dentro de casa. “Lugar de computador não é no quarto, deve estar em algum local que possa ser vistoriado pelos pais, tal como deve ser o cuidado nas escolas, para que não respondam futuramente por delitos cometidos nessas unidades, já que é possível descobrir a origem desses delitos”, frisa.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR