Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

REPRESENTATIVIDADE

Escolas particulares de Caçador criam Associação Regional

Em levantamento preliminar, apenas em Caçador, foram contabilizados cerca de 5 mil estudantes nas escolas particulares

09/09/2013 às 16:21

Imprimir

Um grupo composto por 12 escolas particulares de Caçador fundou no dia 28 de junho a Associação das Escolas Particulares da Região do Contestado (AEPARC). Agora a Associação, comandada por uma diretoria provisória representada por Maristela Zardo Gonçalves e por Jean Carlos Danese, se prepara para eleger a primeira diretória e na filiação de outras escolas de Caçador e região.
Maristela, da Escola Primeiros Passos, afirmou que a associação é pioneira em Santa Catarina e surgiu em 2012, da necessidade que tinham de se reunir para resolver problemas comuns a todas as escolas. “Por isso convocamos todas as escolas particulares, grupo do qual fazem parte escolas de ensino regular, de idiomas, faculdades, à distância, de música e de cursos livres, para formar uma associação que defendesse os nossos interesses e o desenvolvimento da educação”, observou.
Para Maristela a melhoria continua da educação é o principal objetivo da Associação, pois até neste quesito as escolas particulares não tem nenhuma instituição que promova o seu acompanhamento e desenvolvimento. “E a Associação também foi criada para, entre outras razões, trazer profissionais habilitados para dar cursos, desenvolver e aplicar métodos que tragam desenvolvimento e criar uma nova visão para a educação com a utilização, por exemplo, de softwares educacionais livres, entre outras iniciativas”, afirmou.
Particulares tem cerca de 5 mil estudantes
Jean Carlos Danese, do Cetesc, revelou que num levantamento preliminar, apenas em Caçador, foram contabilizados cerca de 5 mil estudantes nas escolas particulares que fazem parte da associação, outros 15 mil estudam em escolas públicas. Para ele um número expressivo de estudantes que a despeito de pagarem para estudar, precisam se beneficiar dos avanços da educação.
“E quando digo avanços na educação, estou falando da falta de profissionais educadores e também de profissionais com experiência e especializados para área de educação como: contabilistas, advogados e administradores”, argumentou Danese, observando que a associação terá uma equipe técnica, com profissionais habilitados, para tratar de diversos assuntos.
Sobre a falta de incentivo para as escolas particulares, Danese revelou que apesar da série de exigências para uma escola funcionar e incluir alunos portadores de necessidades especiais, nenhum incentivo governamental é oferecido. “Para buscar estes incentivos e fortalecer as instituições, nos próximos visitaremos as escolas de Caçador e região, com potencial para mais de 30 instituições, para explicar o objetivo do trabalho e para trazê-los para a AEPARC”, concluiu.
CONSULTOR – A criação da AEPARC contou com o trabalho do consultor de empresas Ibrahim Socreppa. Foi ele quem explicou que além dos associados contribuintes, que são as escolas, associados beneméritos, que contribuem de alguma forma para a instituição, a AEPARC também terá a participação dos pais como associados beneficiários. “Uma forma de trazer os pais, os maiores interessados na educação dos seus filhos, para participar das ações e das decisões da associação”, revelou.
 

 
Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR