Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

Educação

Reitor Adelcio Machado relata Mestrado de Lages

02/09/2013 às 20:14

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, relatou o reconhecimento do Mestrado Acadêmico em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), sediada em Lages.
De acordo com a legislação pertinente, a Resolução 100/2011, dada à luz pelo Conselho Estadual de Educação, este utiliza o relatório de avaliação Fundação de Coordenação de Pessoas de Nível Superior para fundamentar suas decisões quanto à pós-graduação “stricto sensu”, abrangendo mestrados e doutorados.
De acordo com o art. 2º, § 2º, do Decreto nº 7.692, de 2 de março de 2012, “ no âmbito da educação superior, a CAPES terá como finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas para pós-graduação, coordenar o sistema de pós-graduação e avaliar cursos desse nível, e estimular, mediante bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos, a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência de grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda dos setores publico e privado (...)”.
Em consonância com o Regimento do Programa, o Mestrado Acadêmico em Ambiente e Saúde dispõe de duas linhas de pesquisas: “LP1 - Ambiente, Sociedade e Saúde. O objetivo geral da linha de pesquisa “Ambiente, Sociedade e Saúde” é analisar e ampliar a compreensão das condições, situações e estilos de vida em suas interações com o ambiente e a saúde, como temáticas complexas e multidimensionais. LP2 - Condições da Vida e Manejo Ambiental. Nessa linha, são estudados os impactos diretos da ocupação humana sobre a sustentabilidade dos recursos naturais, sobre qualidade ambiental e biodiversidade, as condições da vida e suas implicações na saúde.”
O Reitor Adelcio fundamentou seu voto no seguinte excerto do parecer: “ A CAPES, conforme Ficha de Avaliação do Programa constante às fls. 03 a 06 dos autos, recomenda o Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” – atribuindo-lhe conceito 3. “O Conselho Técnico Científico (CTC) segue a recomendação da área e aprova a proposta da instituição.”
Adelcio, ainda, fez questão de cumprimentar a Uniplac e o corpo docente pela conquista, visto que a interiorização de mestrados e doutorados figura nos grandes desafios que as universidades comunitárias devem enfrentar com firmeza e determinação: “Estes cursos no interior podem assegurar que Santa Catarina continue se desenvolvendo com equilíbrio em todas as regiões.”

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR