Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SAÚDE

Idosos frequentadores do CRAS Martello praticam aulas de Capoeira

30/06/2013 às 17:12

Imprimir

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Assistência Social oferece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Martello, aulas de capoeira para a terceira idade. Este trabalho inédito faz parte do projeto Grupo de Convivência com Idosos, que tem o objetivo de oferecer atividades que melhorem a vida das pessoas acima de 60 anos.
O primeiro grupo de capoeira destinado para idosos conta com cerca de 20 participantes que frequentam as aulas ministradas todas as quintas-feiras das 14h às 16h30 no CRAS Martello. De acordo com o professor, Matheus Negretti, as aulas são ministradas de acordo com a capacidade que cada idoso apresenta. “O grupo recebe aulas de capoeira laboral, que estão enquadradas dentro da capacidade física deles, são exercícios simples que trabalham a desenvoltura e o condicionamento físico. Além disso, das técnicas laborais é repassado também dicas de alimentação, que auxiliam na melhora da saúde no dia-a-dia”, explica.
Maria Lima, 72 anos, pratica capoeira a mais de cinco anos e conta que ficou muito feliz ao saber que o CRAS Martello realizaria esta atividade com a terceira idade. “Depois que comecei a fazer capoeira tudo na minha vida mudou. Antes eu era depressiva, não conseguia me agachar e todos meus movimentos doíam meu corpo. Quando comecei a praticar capoeira recebi um estímulo para continuar vivendo afinal minha condição física melhorou bastante e tudo se tornou mais fácil”.
Participando do grupo desde o início das aulas, há cerca de dois meses, Maria Ivone Quss, 73 anos, relata que antes de começar a fazer capoeira usava uma bengala por causa de seu joelho. “Após algumas semanas de aula deixei a bengala de lado e agora caminho sem a ajuda dela. Infelizmente meu joelho ainda limita a realização de alguns exercícios, mas mesmo assim com a capoeira hoje faço coisas que antes não fazia e consigo até mesmo encostar as mãos no chão”.
O professor relata que este projeto vem sendo muito gratificante, pois o empenho dos participantes é muito satisfatório. “É muito bom ouvir eles contando que treinaram as técnicas em casa e notar o quanto melhoram o condicionamento físico. Ver estes resultados mostra que estamos fazendo um bom trabalho para a melhora na vida destas pessoas, que antes eram sedentárias e agora conseguem fazer coisas que antes eram limitadas”, conclui o professor Matheus.
As pessoas acima de 60 anos interessadas em participar das aulas de Capoeira, devem realizar a inscrição gratuita no CRAS Martello. Mais informações: 3567-5180.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR