Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

AGRICULTURA

Ex-secretário faz avaliação positiva das mudanças em Rio das Antas

12/08/2011 às 18:26

Imprimir

O setor da Agricultura de Rio das Antas mudou muito nos últimos dois anos e meio. E muito destas mudanças se devem ao trabalho do ex-secretário Luis Antônio Cattani, que deixou a pasta para se voltar, novamente, aos trabalhos de sua vida pessoal. Abdicou de seus próprios negócios para ajudar no desenvolvimento das propriedades rioantenses.

Ele conta que grandes avanços forma percebidos durante este tempo e que apenas deu sua colaboração, como cidadão rioantense, ao projeto encabeçado pelo prefeito, Alcir José Bodanese. “Foi um tempo bastante corrido e de muita satisfação. Conseguimos colocar projetos em práticas, termos elaborado programas que beneficiam os produtores rurais de nosso município. Acredito que consegui cumprir o que determinou nosso prefeito Alcir e ajudar a colocar em prática o seu Plano de Governo”, disse Cattani.
Ele cita os programas de incentivo ao produtor rural, que fornece desde horas-máquina até serviços de recolhimento e colocação de adubo. “São projetos que já tínhamos conhecimento que funcionavam bem em outros municípios e implantamos em Rio das Antas. E deu muito certo. E tenho certeza que irá continuar. Desde que começamos com as máquinas nas propriedades, os agricultores não precisam mais contratar equipamentos particulares, já que a própria Administração faz este trabalho. O produtor apenas paga o combustível e a Administração coloca máquinas e pessoal para o trabalho”, esclarece. Por ano, Rio das Antas fornece duas mil horas-máquina para os produtores, com custos baixos aos solicitantes do serviço.
A produção integrada de tomate foi uma novidade colocada em prática e que fez Rio das Antas se tornasse referência na cultura em todo o estado. Muitos produtores de tomate estiveram conhecendo o projeto e puderam levar os conhecimentos para outras regiões. A ação preconiza o cultivo do tomate, sem o uso de agroquímicos. “A ideia sempre foi de incentivara pesquisa e extensão rural, preconizando o controle do uso de produtos químicos, com o objetivo de gerar um desenvolvimento sustentável e melhorar a produtividade, o que foi alcançado”, lembrou.
Catani lembra que Rio das Antas também foi o berço de um projeto que faz uso da água da chuva. A Administração Municipal acreditou na ideia e fomentou a coleta da água de chuva, como forma de manter água para uso das propriedades, mesmo em épocas de estiagem e reduzindo gastos do produtor. “Foi um projeto que começamos aqui em Rio das Antas e foi levado para muitos outros municípios. A Administração Municipal ainda hoje permanece ajudando os produtores a construírem as caixas de água. Está bastante desenvolvido este trabalho, mas fico honrado em dizer que começou por nós, aqui em Rio das Antas”, informa.
Entre outras atividades que permanecem sendo desenvolvidas, segundo Cattani, é quanto a coleta de lixo nas comunidades do interior, que ajuda a preservar o meio ambiente e evita problemas de saúde para a população; os cursos de capacitação e treinamentos aos produtores e seus familiares; aos trabalhos de melhoria constante das estradas para facilitar o acessos dos moradores e ajudar no escoamento da produção; a perfuração de novos poços artesianos para minimizar a falta de água para as famílias; além do incentivo na emissão da nota de produtor, que gera renda e mais movimento econômico ao Município.
Para Cattani, estes trabalhos são resultantes do esforço do prefeito Alcir Bodanese em melhorar a qualidade de vida da população rioantense, sempre visando que as pessoas tenham condições de trabalhar e viver bem. “O prefeito Alcir é uma nova liderança, não apenas municipal, mas regional. Ele tem se destacado muito bem comandando a Amarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio do Peixe, entidade que é muito representativa em todo o estado. Isso faz com que muitos municípios voltem atenção ao que é feito aqui e acabamos servindo de bom modelo para outras localidades”, afirmou.
Para ele, Bodanese teve seu respaldo como liderança política regional nas últimas eleições. “O apoio do prefeito Alcir foi importante para a vitória do governador Raimundo Colombo em nossa cidade. O apoio foi muito forte e importante. Tivemos uma diferença de 1400 votos para Colombo, puxado pelo apoio do prefeito Alcir. Ele mantém um relacionamento muito bom com políticos importantes de Santa Catarina, como é o caso do deputado Valdir Cobalchin, hoje secretário da Infraestrutura, e também com deputados federais. E isso foi fundamental para todas as verbas que chegaram para Rio das Antas pudessem melhorar a vida de todos”, complementou Cattani.
Ele lembra que as atenções se voltam agora para a manutenção dos programas e dos avanços inseridos na comunidade rioantense nestes dois anos e meio que passou frente a Secretaria da Agricultura. “Por isso precisamos apoiar o prosseguimento deste trabalho. Ainda há muito o que ser feito, mas é preciso dar a continuidade. Muitos projetos soa de longa duração e não podem ser parados, porque a comunidade pode sair perdendo. Por isso que deve ser mantido o que está sendo executado pela Administração Municipal e apoiar a continuidade dos trabalhos”, conclui Luis Antônio Cattani.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR