Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ATRAÇÃO

Turnê Sacra acontece neste sábado em Caçador

Evento acontece na Catedral e terá a presença da Maestrina Mércia Mafra Ferreira, Octeto de Cordas da Camerata Florianópolis e Cravista Marcos Holler

10/08/2011 às 15:02

Imprimir

O Polyphonia Khoros apresenta, em Caçador no próximo sábado, dia 13, a Turnê Sacra, com a Maestrina Mércia Mafra Ferreira, Octeto de Cordas da Camerata Florianópolis e Cravista Marcos Holler. Neste concerto, uma seleção de coros sacros famosos serão apresentados. O coro é acompanhado durante todo o programa pelo octeto de cordas da Camerata Florianópolis e pelo baixo contínuo do cravista Marcos Holler.
Na primeira parte, o coro e os instrumentistas realizam o Gloria de Antonio Vivaldi (1678-1741). Embora o compositor italiano tenha produzido três peças corais sobre o mesmo texto, o Gloria aqui executado é o de composição mais madura, alternando momentos jubilosos e dramáticos.
A segunda parte do concerto traz uma seleção de música coral e instrumental sacra de um período entre os séculos XVII e XIX, de compositores alemães e austríacos. Georg Friedrich Händel (1685-1759), que compôs em diversos idiomas, abre a segunda parte com dois coros de oratórios em inglês: “See, the conqu'ríng hero comes” (“Vejam, o herói conquistador está vindo”), de Judas Macabeus e “For us a child is Born” (“Pois entre nós nasceu uma criança”).
O programa ainda apresenta peças de três compositores representantes do estilo clássico: os austríacos Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), o alemão Johann Abraham Peter Schulz (1747-1800) e Franz Joseph Haydn (1732-1809). Do século XIX, o coro apresenta o “Credo” da Missa em Sol do austríaco Franz Peter Schubert (1797-1828), um dos primeiros compositores românticos, aqui em fase ainda influenciada pelo estilo clássico de composição, e um coro do oratório Elias de Felix Mendelssobn (1809-1847), “Siehe, der Hüter Israels” (“Veja, o guardião de Israel”).

O Polyphonia Khoros e sua regente

Mércia Mafra Ferreira, natural de Itaperuna – RJ graduou-se em piano pelo CBM (RJ) onde prosseguiu seus estudos de música em canto e regência coral. No Rio de Janeiro e em Florianópolis, onde é radicada desde 1976, atuou como regente e preparadora vocal de vários coros. Foi jurada do 2º Concurso Nacional Funarte de Canto Coral em 2001 e atuou como regente convidada da Camerata Antiqua de Curitiba. Desde 2004 é Diretora Artística do Festival de Canto Aldo Baldin e das óperas encenadas pela Pró¬-Música de Florianópolis e Cia. Ópera de Santa Catarina. É membro da Academia Catarinense de Letras e Artes e recebeu a medalha do Mérito Cultural Cruz e Souza (2009). Em 2000 organizou o PoIyphonia Khoros. Nesses 11 anos de atividade o grupo tem mostrado o resultado de seu intenso trabalho através de concertos “a cappella”; apresentações com a Camerata Florianópolis e participação em óperas. O grupo realizou onze turnês pelas principais cidades de Santa Catarína, sul e sudeste do Brasil, Argentina e Uruguai.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR