Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

LEVANTAMENTO DE DADOS

SDR/Caçador inicia coleta para o Censo Escolar 2012

21/06/2012 às 17:59

Imprimir

Na manhã desta quinta-feira (21) reuniram-se na Secretaria Regional de Caçador, representantes de instituições de ensino da rede estadual, municipal e particular, dos sete municípios de abrangência da SDR, a fim de receber as primeiras informações para dar início ao Censo Escolar da Educação Básica 2012 em sua 1ª coleta, que segue até 31 de julho. Ao todo, são 221 unidades envolvidas.
O Censo abrange o levantamento do número de alunos por escola, regularmente matriculados e freqüentando as unidades escolares, além dos dados dos profissionais da educação. As informações prestadas pelas escolas servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A coordenadora do Censo Escolar da SDR/Caçador, Marli Ament Lanhi, explica que este ano o Instituto Federal de Santa Catarina, campus de Caçador, também já fará parte do censo, e que a 10ª SDR possui todos os anos 100% de adesão das escolas das três redes de ensino em todos os municípios.
“Esta adesão é importante, pois o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, também se baseia no número de alunos freqüentando os bancos escolares, o que contribui na captação de recursos federais. Vale lembrar, que a instituição que não informar os dados corretamente, é posteriormente notificada e fica sem receber os recursos do Governo Federal para o ano letivo”, destaca Marli.
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR