Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DE 14 ANOS

Mais um adolescente é apreendido suspeito de ameaçar ataque em escola de Caçador

17/04/2023 às 15:48

Imprimir

A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Caçador, apreendeu na manhã desta segunda-feira, um adolescente de 14 anos, morador do distrito de Taquara Verde, por ameaçar a realização de um massacre no colégio Eeb Thomaz Padilha.

          

De acordo com o Delegado Renan Baibino, desde a semana passada a polícia civil já vinha investigando um perfil em uma rede social que ameaçou promover ataques no colégio da cidade. O perfil já foi excluído, porém o criador foi identificado como um adolescente de 14 anos morador do referido distrito.

Além do perfil, uma pichação apareceu no banheiro masculino no colégio, também ameaçando o massacre na mesma data.

Após as investigações, a polícia civil representou pela internação provisória do adolescente e pela expedição de mandado de busca e apreensão onde reside. O pedido teve parecer favorável do Ministério Público e foi deferido pelo Poder Judiciário.

Após a apreensão, o adolescente foi ouvido na DIC na companhia de uma responsável legal, e depois encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP) de Caçador, onde ficará à disposição da justiça.

Outra ocorrência

A outra situação semelhante registrada em Caçador aconteceu na quarta-feira, 12 de abril, quando dois adolescentes de 14 anos foram apreendidos pela Políica Militar sob suspeita de terem escrito no banheiro da Escola Paulo Schieffler a frase "ataque dia 20/04".

O ato foi descoberto pela direção e imediatamente um policial militar do Proerd que estava presente na escola realizou a apreensão dos adolescentes. Os dois infratores e testemunhas foram levados à delegacia.

No entanto, após diligências e depoimentos, a polícia confirmou que se tratava de uma brincadeira de mau gosto por parte dos adolescentes e que não havia qualquer indício de que um ataque à escola fosse realmente ocorrer no dia 20 de abril. Um dos adolescentes admitiu que o intuito desse ato foi uma brincadeira e que não tem nenhuma ligação com grupo extremista ou algo do gênero.

Os dois infratores responderão criminalmente pelos seus atos. De acordo com a Polícia Militar, eles foram autuados pelos atos infracionais de dano contra o patrimônio público, incitar  publicamente a prática de crime e provocar alarme capaz de produzir pânico ou tumulto.

Além disso, os aparelhos celulares dos jovens foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Civil. O intuito é descartar a possibilidade de eles fazerem parte de algum grupo que cultua assassinatos em massa. As contas nas redes sociais dos envolvidos também correm o risco de serem bloqueadas.

PM FAZ ALERTA

Desde o ataque a uma creche em Blumenau na semana passada, jovens de todo o país estão aproveitando o clima de pânico para tumultuar o dia de aula. Isso pode acarretar prejuízos para os próprios alunos, além de gerar um clima de insegurança na comunidade escolar.

A Polícia Militar alerta a população para que não compartilhe informações inverídicas e não contribua para promover o pânico e a desordem na cidade. É importante lembrar que ameaças como essa são levadas a sério pelas autoridades, e aqueles que forem flagrados fazendo esse tipo de brincadeira podem sofrer graves consequências.

É fundamental que os pais conversem com seus filhos sobre a importância de respeitar as instituições escolares e a gravidade desse tipo de comportamento. As escolas também podem desempenhar um papel importante nesse sentido, incentivando o diálogo e a conscientização sobre o tema entre seus alunos.

RONDAS ESCOLARES

Antes mesmo do ataque em Blumenau, a Polícia Militar de Caçador já promovia rondas escolares diariamente, principalmente com o efetivo do Proerd, equipes de radiopatrulha e através do programa Estudante Cidadão. Agora, as rondas foram intensificadas. 

É importante lembrar que a segurança pública é uma responsabilidade de todos, e que a colaboração da população é fundamental. A denúncia de qualquer tipo de ameaça ou comportamento suspeito é um dever de todos os cidadãos, e pode ajudar a prevenir tragédias e garantir a tranquilidade da população.

Qualquer suspeita de ameaça deve ser reportada para a Central de Emergência através do telefone 190.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR