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Central de Emergência da PM de Caçador já atendeu mais de 38 mil ligações

23/08/2022 às 18:33

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Quem já precisou da Polícia Militar sabe da importância do telefone 190. O canal funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem interrupções, atendendo cidadãos de qualquer localidade de Caçador que estão precisando de ajuda. 

          

Todos os dias, várias chamadas são atendidas na Central de Emergência. Para se ter uma ideia da demanda, do dia 1º de janeiro até hoje, 23, a Polícia Militar de Caçador já atendeu 38.570 ligações no telefone 190, uma média de 164 ligações por dia. 

Pensando em aprimorar cada vez mais esse serviço para a população, um treinamento foi ministrado pelos 2º Sargentos Giuliano e Miola aos policiais militares que atuam como despachantes da Central. A capacitação tratou sobre diversos temas, como Rede de Vizinhos, denúncias, ocorrências de furto de veículo e medida protetiva. 

          

Outro assunto debatido foi a banalização do 190. O capitão Célio Vieira de Alvarenga, comandante da companhia de Caçador, ressalta que a população deve acionar a Polícia Militar somente em casos realmente necessários.

“Às vezes ligam no 190 pedindo a hora, passando trote ou simplesmente pedindo uma informação dispensável. Tudo isso ocupa tempo dos policiais da Central de Emergência que poderiam estar atendendo uma situação mais grave, como um roubo. Pedimos que acionem o 190 somente para relatar algum crime ou emergência ou ainda para denunciar alguma situação suspeita”, salienta.

          

Ao ligar no 190, o cidadão deve ser breve e relatar as informações principais com calma e clareza, repassando ao policial qual é a emergência, a localização, características do autor ou do veículo e outros dados relevantes. 

Após o primeiro contato, o policial militar da Central de Emergência fará uma breve filtragem dos relatos e irá avaliar as situações que precisam de pronta intervenção. A ocorrência então é despachada para a guarnição mais próxima para atender o cidadão.

 

 

 

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