Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ASSENTAMENTOS

Pesquisa ouve moradores de Calmon e Caçador

Prefeito de Caçador, Imar Rocha sugere levantamento de dados no Assentamento Putinga, Grupo 2 e Grupo 4 para resolver problema de divisas

18/07/2011 às 16:23

Imprimir

A polêmica relacionada à divisa do Município de Caçador e Calmon, na área do Assentamento Putinga, Grupo 2 e Grupo 4 está chegando ao fim. Junto aos moradores das localidades, autoridades políticas das duas cidades discutiram alternativas para resolver pendência de anos. Na manhã deste sábado (16), o prefeito de Caçador, Imar Rocha, sugeriu que se faça uma pesquisa com os interessados para legalizar áreas.

Apoiado pelo chefe do Executivo Municipal de Calmon, Alcides Boff, o prefeito de Caçador disponibilizou servidores para levantamento de dados. “Vamos designar alguns servidores – agentes de saúde, assistentes sociais, integrantes da Secretaria de Agricultura – para que ouçam as famílias. Queremos resolver o que for melhor para a comunidade, por isso queremos ouvir a população”, destaca.
Ainda, conforme o prefeito de Caçador, o próximo passo será a regularização das áreas. “Resolvida esta questão, serão tomadas as providências legais no sentido de retificar e ver a possibilidade referente às divisas e resolver esse problema que angustia a população há muitos anos”, destaca.
Além dos chefes do Executivo de Caçador e Calmon; Roselaine Périco, da Procuradoria Geral de Caçador; Terezinha da Silva, assessora da secretaria da Agricultura, e Sirley Ceccatto, representante do Legislativo de Caçador também estiveram presentes.

RELEMBRE O CASO

A polêmica referente à divisão dos assentamentos é uma história antiga na região. Desde que foi implantado o Assentamento Putinga o debate é permanente, e se deve pela divergência entre Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que efetuou a divisa dos Municípios com a estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Já que inicialmente, todos os assentamentos pertenciam ao Município de Matos Costa que hoje é município de Calmon.

CAÇADOR: Grupo 4 defende permanência

Antes de sugerir o estudo de opinião, Imar Rocha, propôs uma votação democrática no momento da reunião. Mas não foi possível avaliar a questão já que muitos pareciam indecisos. O prefeito de Caçador destaca, que a maioria dos moradores defende que o assentamento passe a pertencer ao município de Calmon - com exceção do Grupo 4, situado mais próximo de Taquara Verde – que prefere permanecer em Caçador.
Alguns moradores do Grupo 4 manifestaram-se favorável a permanência da divisa como Caçador. A decisão baseia-se na facilidade de acesso sentido Caçador. Para chegar às terras caçadorenses basta enfrentar 17 quilômetros de chão até o asfalto, onde existe o transporte coletivo. A situação é inversa ao município de Calmon, onde é necessário enfrentar mais de 30 quilômetros, dificultando os serviços de educação e saúde.
Já no Assentamento Putinga e no Grupo 2, é desfavorável a permanência em Calmon. Por isso, a discussão relacionada à comunidade será levada mais a fundo, pois existe necessidade de observar individualmente antes de se avaliar o conjunto.

ESTUDO: Possibilidade de convênio

Terezinha da Silva, assessora da secretária de Agricultura, foi designada pelo chefe do Executivo Municipal de Caçador, para efetuar o levantamento de dados entre as famílias dos assentamentos. O objetivo é chegar um acordo entre os dois municípios e até mesmo firmando um convênio.
“Esta é uma luta de vários anos, e agora junto ao prefeito de Caçador, Imar Rocha, assumimos o compromisso de fazer um cadastramento e ouvir as pessoas para ver quem é favorável ou não”, fala.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR