Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ESPECIAL

Balanço mostra saúde em prioridade

Para apresentar conquistas e busca de soluções, a Administração presta contas ao cidadão, e mostra transformações que já foram possíveis de realizar

16/07/2011 às 19:45

Imprimir

Desde que assumiu o Município, o prefeito de Caçador, Imar Rocha, iniciou o trabalhos priorizando a saúde, visando à melhoria da qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes três meses de Administração, várias ações foram desenvolvidas com a secretária a frente da pasta, Dinamar Aparecida Gomes.
Nos postos de saúde, novas unidades tiveram horário estendido. A melhoria também se dá no Pronto Atendimento, que após horário estendido terá nos próximos dias mais profissionais atuando. Problemas cotidianos, como a realização de exames de ultrassom, estão em processo de solução.
Além da busca de alternativas ao setor, a Equipe da Saúde investe em planejamento. Tais como a adequação do Hospital Jonas Ramos, agora com ambulatório de especialidades; conclusão de unidade ampliada no Mirassol; execução de obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outros.
Segundo o chefe do Executivo Municipal, Imar rocha, definir as prioridades foi necessário, mas as ações e melhorias não param por aqui. “Estamos olhando para o crescimento da cidade e, com isso, priorizando algumas coisas em vez de outras”, afirma, lembrando ainda que todas as medidas para conter os gastos também foram tomadas.

Mais unidades com horário estendido

O atendimento dispensado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caçador recebe novos investimentos. Além de prestar serviços na área de saúde em 13 bairros e centro, Município amplia horário de funcionamento de dois postos. A comunidade do Nossa Senhora Salete, já contemplada com a medida, encerra as atividades duas horas mais tarde.
De acordo com a secretária de Saúde, Dinamar Gomes, a iniciativa será aplicada no posto do bairro Martello. “Assim que efetuarmos a contratação de um médico àquela unidade, vamos ampliar os horários”, adianta.

Dois médicos no PA

A partir desta segunda-feira (18) o Pronto Atendimento pretende reduzir o tempo de espera de usuários do SUS e qualificar o atendimento. Após estender o horário de funcionamento, das 13h às 21h, nova medida vai adequar estrutura à necessidade da demanda. Para isso, a unidade vai disponibilizar dois médicos no período da tarde e dois à noite.

Receitas semanais à medicação controlada

 

Dúvidas relacionadas à forma de encaminhamento de receituário médico, na Unidade Sanitária, são esclarecidas pela Prefeitura de Caçador. A discussão se dá pela disponibilidade de um único médico para prescrever medicamentos controlados, causando descontentamento na comunidade. Participação nos grupos de hipertensos e diabéticos facilita o diagnóstico e entrega desses remédios.
De acordo com a secretária de Saúde, Dinamar Gomes, o procedimento atende às exigências do Ministério Público que determina emissão de receituário – medicação controlada – somente por profissionais médicos. “Por isso, pedimos à população para que se programe melhor quando precisar renovar a receita, evitando assim a demora no atendimento do pedido, sem correr o risco de ficar sem o remédio”, orienta.

Serviço será normalizado em breve

Os exames de ultrassom realizados na Unidade Sanitária de Caçador - média de 360 por mês - foram interrompidos na semana passada. A medida se deu pelo vencimento do contrato, mas, conforme a secretária de Saúde, o problema será resolvido na próxima semana.
Dinamar Gomes explica que apesar da redução de exames na unidade, pacientes com urgência no atendimento efetuam o ultrassonografia normalmente. “Estamos apenas priorizando os atendimentos até a realização de novo processo licitatório”, destaca.

Hospital terá ambulatório de especialidades

Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Saúde trabalha na adequação de espaço da unidade hospitalar em consultórios específicos

Ortopedia, obstetrícia, neurologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, cardiologia, nutrição, fonoaudiologia, assistência social e eletrocardiograma serão oferecidos no Hospital Jonas Ramos. Na próxima quinzena será inaugurado o Ambulatório de Especialidades. Os procedimentos serão realizados das 8h às 21h, junto à unidade hospitalar.
A informação foi repassada pela secretária de Saúde, Dinamar Gomes, na manhã desta quinta-feira (14). Ela informa que para a transferência das especialidades foi necessário adaptar o Jonas Ramos. A reforma, iniciada semana passada, resume na adequação de antigos leitos, em consultórios específicos.
Atualmente os serviços de saúde são prestados no PET, mas os espaços não comportam a necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O nosso objetivo é melhorar o atendimento, inclusive voltado ao conforto de cada paciente”, justifica.

Unidade ampliada no Mirassol

Saúde programa calendário de ações a serem desenvolvidas em breve no Município de Caçador. Dentre eles consta a construção de uma Unidade Ampliada no Mirassol, com atendimento nas áreas de Programa de Saúde da Família (PSF). Obra – com finalização prevista para os próximos três meses – conta com implantação de salas de fisioterapia e de odontologia e, com academia de ginástica anexa.
A secretária adianta ainda, que haverá um reforço na parte de medicina preventiva, focada no Programa da Saúde da Família. “A nova unidade terá mais quatro equipes do PSF, para atender à comunidade daquela localidade”, acrescenta.

UPA no bairro Berger

Fortalecimento da Atenção Básica; Projeto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também fazem parte da lista de ações. “A UPA, instalada em frente ao Ginásio Flávio Cruz, no Berger atenderá toda a comunidade caçadorense de forma mais rápida e eficaz”, fundamenta, comentando que o projeto ainda está em fase de estudos.

Atendimento integral e contínuo

Atualmente Caçador conta com três Farmácias do SUS: em Taquara Verde, no PET e Martello, estes, com projeto de ampliação no atendimento. A iniciativa, conforme a secretária de Saúde, Dinamar Gomes, é promover a ‘desmenticalização’, ou seja, oferecer um atendimento integral e contínuo.
Dinamar explica que através da redução nos horários do PA, visa conscientizar a comunidade da real função do Pronto Atendimento. “Devem ser realizados procedimentos de urgência no PA, depois o usuário do SUS deverá procurar um posto de saúde para concluir o tratamento, e fazer exames para diagnosticar o problema”, reforça.
A secretária relata que a medida tem como prioridade o atendimento integral e contínuo, tal como a mudança de cultura da população. “Hoje as pessoas não procuram o posto de saúde de seu bairro quando os sintomas aparecem à maioria espera agravar o problema de saúde para buscar auxílio junto ao PA”, diz, justificando parte da demora nos atendimentos na unidade.
Para a secretária, a redução no horário de atendimento no Pronto Atendimento (PA), anexo ao Hospital Jonas Ramos, assumiu uma nova forma de gestão. Através do comando único na unidade, todo o posto terá qualidade e produção acompanhada.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR