Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ATIVIDADE LEITEIRA

Seminário reúne mais de 200 pessoas em Rio das Antas

Produtores tiveram evento exclusivo para ajudar no aumento e melhora da produção

15/07/2011 às 15:22

Imprimir

A produção de leite em Rio das Antas se apresenta como uma grande fonte geradora de renda para mais de 250 produtores rurais. Para muitos deles, é a principal atividade econômica. Anualmente, são quase oito milhões de litros produzidos no município. Mensalmente, segundo dados da Epagri, são 670 mil litros que são destinados para laticínios e para consumo próprio. Estes foram alguns dos números apresentados durante esta quinta-feira, no 1º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite, realizado no Pavilhão da Igreja Matriz.
Promovido pela Epagri e Administração Municipal, o evento contou com a participação de 200 pessoas e teve palestras com especialistas em assuntos relacionados ao tema. Além das apresentações, os participantes receberam um almoço, tudo gratuitamente. Como a bovinocultura de leite tem se mostrado muito rentável em Rio das Antas, a Epagri e a Secretaria Municipal da Agricultura decidiram realizar um evento em que pudessem ser expandidos conhecimentos do tema, com dedicação às novas tecnologias e no tratamento dos animais.
Os participantes tiveram a oportunidade de conferir um diagnóstico municipal da atividade leiteira e também aprofundar o conhecimento sobre o planejamento de produção de pastagem, manejo nutricional de vacas em lactação, a respeito de uma doença que afeta um percentual cada vez maior do rebanho, que é a mastite. O extensionista rural da Epagri e coordenador do evento, Sadi Zilli, enfatizou que a produção de leite cresce constantemente em Rio das Antas e os produtores necessitam estar atentos às constantes melhorias que precisam fazer nas propriedades, visando o aumento da rentabilidade. ”Muitos que estão aqui poderiam ter um lucro maior com a produção de leite, mas acabam pecando quando o assunto é pastagem, por exemplo. A manutenção do alimento do gado leiteiro é fundamental para a qualidade, saúde e na diminuição de custos com outro tipo de alimento. Por isso trouxemos os técnicos para ampliar o conhecimento dos nossos produtores”, destacou.
Rio das Antas desponta como um grande produtor de leite na região do Vale do Rio do Peixe. Com os dados surpreendentes apresentados pela Epagri, o prefeito Alcir José Bodanese pode afirmar que a tendência é crescer ainda mais, investindo em novas tecnologias e contando com o apoio da Administração Municipal. Porém, ele enfatizou a importância do bloco do produtor e da necessidade das notas que ajudam a elevar o Movimento Econômico. “Ficamos orgulhosos do trabalho exemplar de vocês. E este exemplo que já é tomado em outros municípios. A dedicação com o gado leiteiro rende recursos importantes para cada um de vocês, para suas famílias. Quero lembrar da importância do bloco do produtor e das notas. Para melhorar ainda mais os investimentos que fazemos no interior e na estrada, precisamos da colaboração de vocês com as notas. Isso gera mais Movimento Econômico e uma fatia maior vem do Estado para Rio das Antas. E são com estes recursos que vem do Estado que investimos na construção das escolas para seus filhos, das estradas para escoar a produção, para compra de máquinas, por exemplo”, salientou Bodanese.
Houve duas palestras técnicas e uma do Banco do Brasil para abrir o leque de opções de financiamentos e programas específicos que a instituição oferece ao setor leiteiro. Carlos Mader Fernandes, engenheiro agrônomo e especialista em nutrição animal da Epagri/Concórdia, ministrou uma palestra durante a manhã com o tema “Do Leite ao pasto – Uma alternativa Rentável”. Durante a tarde, foi realizado o painel “Mastite Bovina – Um desafio à pecuária leiteira”, apresentada pelo médico veterinário e pesquisador do CEFAP-Epagri/Chapecó, Vagner Miranda Portes.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR