Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

O DIREITO ROMANO E A EDUCAÇÃO I

03/12/2016

Imprimir

Didaticamente, impõem-se divisão no estudo do Direito Romano, colimando sua evolução interna, ou seja: o período arcaico (da fundação de Roma no século VIII a. C. até o século II a. C.), o período clássico (até o século III d. C.) e o período pós-clássico (até o século VI d. C.).


Caracterizam o Direito do período arcaico o formalismo e a rigidez, solenidade e primitividade. O Estado possuía funções limitadas a questões essenciais para sua sobrevivência, tais como: guerra, punição dos delitos mais graves e a observância das regras religiosas (CORREIA; SCIASCIA, 1953).


Conforme Cretella Junior (1995), os cidadãos romanos eram considerados mais como membros de uma comunidade familiar do que como indivíduos.


A defesa privada tinha larga utilização, uma vez que a segurança das pessoas dependia mais do grupo a que pertenciam do que o Estado.


Posteriormente, a evolução caracterizou-se pela acentuação e desenvolvimento do poder central do Estado e, consequentemente, pela criação contínua de regras que sempre objetivavam reforçar mais a autonomia do cidadão, como indivíduo.


O marco mais importante e característico desse período é a codificação do direito vigente nas XII Tábuas, feita em 451 e 450 a. C. por um decenvirato, especialmente nomeado para esse fim.


Na verdade, as XII Tábuas, denominadas séculos depois, como fonte de todo o Direito (fons oninis publici privatique juris), não forma nada mais do que uma reunião de regras provavelmente costumeiras, primitivas, e, por vezes, até cruéis.


Aplicava-se exclusivamente aos cidadãos romanos.


Segundo Cretella Junior (1995), relacionado intimamente com as regras religiosas, fixado e promulgado pela publicação das XII Tábuas, esse Direito primitivo representava um avanço na sua época.


Todavia, com o curso do tempo e a mudança de condições, tornou-se obsoleto, superado e impediente de progresso posterior.


Não obstante, o tradicionalismo dos romanos fez com que esse direito arcaico nunca fosse considerado como anulado.


Dez séculos depois, o próprio Justiniano o considera com respeito. Em todo o Mediterrâneo, a conquista do poder, pelos romanos também exigia uma evolução equivalente no campo do direito.


Assim, aqui a luminosidade romana agiu de uma maneira peculiar para a atual mentalidade.


Assistiu-se a uma evolução e renovação constante do Direito Romano a partir do século II a. C., que se estendeu até o século III d. C.,


durante todo o período clássico. Mas essa renovação e revolução realizou-se por meios indiretos, característicos dos romanos e diferentes dos métodos utilizados modernamente.


Durante o período clássico, a maioria das inovações e aperfeiçoamentos do Direito foi resultado da atividade dos magistrados e dos juristas que, em princípio, não podiam modificar as regras antigas, todavia conseguiram introduzir as mais revolucionárias modificações para atender às exigências operacionais de sua época. 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR