Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Márcio Cordeiro

O que Beto Comazzetto fez em 2 anos e meio de governo

19/06/2015

Imprimir

Transparência nas ações

Participamos na noite desta quinta-feira, de um encontro envolvendo o prefeito municipal e seu secretariado, vereadores e imprensa em geral. Na pauta da reunião, as ações desenvolvidas até aqui pela equipe da administração de Beto Comazzetto. Para não entrar muito em detalhes e não ter de falar sobre todos os departamentos que envolvem a administração dada a grande quantidade de material que foi apresentado, vou destacar apenas os pontos que achei mais importantes na reunião:

Infraestrutura

Um dos principais problemas que atingem hoje a população na maioria das cidades é a infraestrutura. È prazeroso andar por ruas bem pavimentadas e bem sinalizadas, no entanto a é preciso entender que devido ao crescimento do município a demanda só aumenta e se torna impossível a secretaria atuar em muitos locais ao mesmo tempo, pois o número de funcionários que hoje atua na secretaria é praticamente o mesmo de quando Caçador atendia quase 10 mil moradores a menos.

Infra I

Para se ter uma ideia, do ano 2000 até 2010 Caçador teve um aumento de aproximadamente sete mil moradores e de 2010 á 2015 de outros sete. Neste período diversos loteamentos com novas ruas foram criados, aumentando consideravelmente a demanda de serviço. Isto sem falar que a qualidade que se faz um asfalto hoje, é inúmeras vezes maior do que se fazia á 15 anos.

Infra II

Para um cidadão leigo fica fácil imaginar que basta apenas os caminhões chegarem com as pedras, uma patrola passar espalhando e colocado o piche um rolo passar compactando e está pronto o asfalto. Faz-se necessário que a população entenda que há várias etapas a se cumprir antes de uma rua ser entregue com a pavimentação pronta. Por mais que as vezes pareça moroso o trabalho, tudo é feito de acordo com o padrão necessário de uma obra que no mínimo dure e não traga transtornos futuros aos próprios usuários.

Habitação

Sem dívida um dos grandes projetos que a administração Beto Comazzetto vem desenvolvendo está na área de habitação. Verbas conquistadas junto ao governo federal tem garantido uma verdadeira revolução habitacional no município. Está ali para quem quiser ver no Bairro Nossa Senhora Salete o conjunto habitacional que está sendo construído e que vai tirar nada mais nada menos que 155 famílias que vivem em situação de risco no entorno do Rio do Peixe. E o detalhe, estas residências serão entregues de forma inteiramente gratuita aos futuros moradores.

Parceria com o governo Federal

Além deste no Nossa Senhora Salete, outro loteamento pelo programa Minha Casa Minha Vida do governo Federal está em andamento, no Bairro Martello, próximo ao CESMAR. Lá outras centenas de famílias receberão moradias dignas, como todo cidadão de bem merece. A construção só não começou porque a empresa que venceu a licitação está tentando fugir do compromisso que assumiu.

Outros destaques

Gostaria de comentar mais sobre outros assuntos debatidos e apresentados pelo prefeito, mas estes foram os que julguei de maior necessidade de divulgação. Há ainda obras importantes em andamento, como a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento 24h no Bairro Berger, que irá beneficiar os sete municípios que compõem a região, a construção de pelo menos três novas creches, que juntas atenderão mais de 600 crianças e a ampliação e reformas de escolas dentre outras ações.

Críticas e elogios

Iria deixar este tema para a próxima coluna, mas preciso enfatizar a visão que tive quanto as críticas e os elogios que o prefeito fez durante seus pronunciamentos.

Dentre os departamentos da administração é notório que o de Assistência Social, coordenado pela competente Beatriz Ribeiro dos Santos é um dos mais elogiados. Não somente pelo carisma da secretária, mas também pelo excelente trabalho que esta vem realizando é que este departamento tem se tornado o cartão visita que melhora a cada dia a aceitação do prefeito junto à comunidade.

Críticas e elogios I

Outro ponto que pude detectar durante as falas do prefeito foi que o nome do Deputado Estadual Valdir Cobalchini, mesmo partido de Beto, foi citado por ele somente uma vez durante a noite, e esta única vez não foi para elogio. Comazzetto está sim descontente com os poucos recursos que o deputado trouxe para Caçador até aqui.

Diante disso, nota-se que há sim um ‘racha’ bem no meio do maior partido de Caçador. O que não se sabe na verdade se o desinteresse do deputado gerou a divisão, ou se a divisão gerou o desinteresse. Tema para as próximas colunas. Um abraço a todos.


Comentários sobre o conteúdo desta coluna podem ser encaminhados para contato@portalcdr.com.br


 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR