Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

LINGUAGEM JURÍDICA V

22/12/2014

Imprimir

A linguagem é apoio de manifestações significativas, apreendidas pelas relações combinatórias de palavras carregadas de direcionalidade. A linguagem é enfrentada como atividade ou processo mental, que é, por essência, consciente, significativo e orientado para o social.

Do ponto de vista psíquico, outrossim, a linguagem organiza a percepção, esclarecendo as idéias através de cotejos e contrastes, provas e razões, causas e efeitos entre outras correlações lingüísticas, influenciando outros sistemas psicológicos, tais como o da percepção e do pensamento.

Analisando-se a evolução humana, observa-se que a linguagem surgiu, nas suas mais diversas maneiras, nos momentos em que os homens sentiam obrigação de se comunicar entre si.

Foi empregado o gesto, o desenho, o som e, num método lento e evolutivo, chegou-se a uma maneira aperfeiçoada, codificada que compõe a linguagem oral e escrita de cada povo. Por meio da linguagem as pessoas se expressam, são compreendidas e compreendem.

A linguagem é a base das relações sociais e, em virtude disso, os vários grupos de uma comunidade lingüística organizam um código comunicativo próprio, desenvolvendo, ao lado da língua-padrão, um universo semiótico (DAMIÃO e HENRIQUES, 2000).

Toda linguagem é um discurso, mas um entendimento tradicional da atividade lingüística prefere chamar de linguagem afetiva toda articulação de palavras, sons e gestos sem uma preocupação maior com a elaboração do pensamento, resultando em uma frase, isto é, uma situação lingüística para quem ouve ou lê, por estarem as palavras selecionadas, o tom, a gesticulação e até mesmo as interjeições e palavras isoladas com significação contextual.

A linguagem tem que apreender a realidade lingüística em que o indivíduo vive e ensiná-lo a usar as numerosas oportunidades de comunicação do mundo moderno.

Para bem se entender a natureza e o funcionamento do fenômeno em tela, faz-se mister que se habilite na verbalização ,para se estudar,em seguida, a escrita, a qual se entenderá, assim como uma espécie de linguagem mutilada, cuja eficácia estará na dependência de maior ou menor habilidade.

A linguagem é o que desperta o homem, fazendo-o interagir com o meio.

Trocar informações e registrá-las leva-o ao conhecimento e à transformação de si e do mundo.

A linguagem emprega como recurso a palavra que sugestiona, motiva, agride ou mata como bem desejar. Mas seu poder existe quando utilizada na ocasião certa.

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR