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Márcio Cordeiro

Entre e sai secretário e o descaso na área da Saúde continua

13/11/2014

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Ação x Reação

Infelizmente nesta semana passei por uma situação um tanto quanto desagradável. Tive que falar pessoalmente algumas verdades, sem faltar com o respeito é claro, á uma funcionária pública do setor de saúde do nosso município. Setor este que lamentavelmente vai de mal a pior.

Ação x Reação I

A falta de respeito com que as pessoas são tratadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tem levado os cidadãos a terem reações das quais deveríamos na verdade nos privar, porém são inaceitáveis algumas situações ás quais uma má administração nos expõe no dia a dia. Faço inclusive questão de ressaltar, que a referida funcionária talvez nem tenha tanta culpa, mas sim os gestores da área da saúde que não estão nem aí para os problemas que acontecem neste departamento.

Ação x Reação II

Ocorre que recentemente minha filha de 6 anos passou por uma avaliação médica numa unidade de saúde. Devido a possíveis problemas de audição, o médico pediatra que a atendeu preencheu uma requisição para encaminhamento a um especialista, logo o Fonoaudiólogo.


Naturalmente que ao sair do consultório solicitamos junto ao balcão de atendimento a informação quanto ao local para autorização do referido encaminhamento, onde nos disse a servidora que deveríamos nos dirigir ao Laboratório Central para marcar a consulta.

Chegando ao laboratório central, tive uma decepção ao conversar com a atendente, que me mandou voltar ao posto do Bairro, pois segundo ela por lá mesmo deveria ser feita a marcação da consulta com o fonoaudiólogo.

Depois de voltar ao posto do bairro e retransmitir o que me disseram no laboratório municipal fui novamente encaminhado para o centro da cidade, desta vez para a nova clínica Materno Infantil, popular “postão”, onde a servidora afirmou que deveria ser então autorizada a consulta.

Pois bem, chegando ao postão, já um tanto quanto estressado pelo “vai e vem”, me conduzi ao balcão de atendimento com a requisição de consulta, e adivinhem!... Novamente fui encaminhado para o posto do meu bairro, pois de acordo com a funcionária, consultas para moradores da região da cidade á qual eu pertenço devem sim ser marcadas na unidade do bairro.

Ação x Reação III

Sei que para resumir a história, isto pra mim foi a gota d’água. Muito desapontado me dirigi até a unidade básica do meu bairro e obriguei-me a esclarecer que não tinha mais tempo e paciência para ficar fazendo papel de bobo e esperando alguém ter a necessária destreza para resolver o meu problema e marcar a consulta.

Fiz questão de ressaltar também que no meu caso específico o sofrimento nem era tão grande, pelo fato de eu possuir veículo próprio e facilidade de entendimento. Mas e os idosos? E as pessoas mais carentes que dependem de transporte público? E aqueles que não tem um espaço como este para vir aqui desabafar e expor sua opinião quanto a estas barbáries pelas quais passam cada vez que necessitam do serviço público?

Como perguntar não ofende!

Gostaria que alguém me dissesse até quando teremos de conviver com a falta de responsabilidade e o descaso na área da saúde de Caçador?

Quando chegará o dia em que a administração pública se conscientizará de que na Saúde não se podem colocar pessoas despreparadas e descomprometidas com as necessidades da população?

Não é possível que nenhum secretário seja responsável o bastante ao ponto de promover um “choque de gestão” que venha corrigir de uma vez por todas estes erros que diariamente presenciamos nas unidades de saúde de nosso município, onde idosos e pessoas menos favorecidas são humilhadas e taxadas de idiotas por pessoas incapazes e inúteis, verdadeiros bonecos de campanha, que erroneamente são empregadas em setores importantes como o da saúde.

Questão de consciência

em minha modesta opinião, as coisas só vão melhorar quando nós munícipes exigirmos que o funcionário público nos trate com respeito, pois nós é que pagamos seus salários. O prefeito e os secretários são meros administradores, diga-se de passagem “maus administradores”, pois o serviço público infelizmente está piorando a cada dia que passa, porém nós não podemos cruzar nossos braços e muito menos fechar nossos olhos para isso. É preciso reagir. A mudança está dentro de cada um de nós.




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