Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Maria Márcia Soares

A Semente da Raiva

11/04/2014

Imprimir

A Psicologia Budista considera que temos uma consciência armazenadora que tem a função de guardar, preservar todas as sementes de nossa experiência, é também o objeto da consciência e serve também como mostruário para o apego a um “eu”.

Quando a raiva é manifestada como uma formação na nossa consciência mental, se não fizermos uso de nossa plena consciência para cuidar dela, a formação manifestada ajudará a fortalecer a semente da raiva em nossa consciência armazenadora. As sementes nunca permanecem as mesmas. Elas estão sempre passando por transformações e mudanças.

Quando estamos com raiva, sofremos. Acreditamos que se expressarmos nossa raiva, sentiremos um certo alívio. Algumas teorias dizem que se socar um travesseiro em vez de espancar alguém, você vai tirá-la do sistema. A Psicologia Budista acredita que expressar a raiva pode servir para multiplicar por dez a irritação. Quando batemos no travesseiro, estamos ensaiando nossa raiva e ajudando sua semente a crescer em nós. A raiva retornará ao lugar de origem e sua semente ficará mais forte. Não é isso que vai suprimir a raiva. É importante aprender a abraçar nossa raiva, reconhecê-la e admitir que exista. Então, podemos tocá-la com nossa plena consciência a fim de transformá-la.

Se dermos oportunidade para qualquer semente se manifestar como uma formação, essa semente crescerá e ficará mais forte. Se soubermos como entrar em contato com as sementes da compaixão, do perdão e da alegria existentes em nós, fazendo com que se manifestem diversas vezes ao dia, elas se tornarão mais e mais fortes na nossa consciência armazenadora.

Devemos nos esforçar para aprender a identificar todas as sementes positivas e negativas que existem em nós. Tente compreender a situação da pessoa que você ama e evite aguar as sementes negativas existentes nela. Pratique aguar apenas as sementes positivas. Diga ao seu parceiro(a): “se você realmente me ama, não toque as minhas sementes negativas com tanta frequência”. Aguar apenas as sementes positivas produzirá mudanças positivas na outra pessoa, e essas mudanças positivas voltarão para você na forma de maior alegria, paz e felicidade.




 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR